Crianças descobrem a importância das abelhas para o meio ambiente

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Crianças da Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow, no bairro Vista Alegre, participaram nesta quarta-feira (25) de uma aula sobre meio ambiente no espaço Jardins de Mel da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A atividade faz parte do programa Linhas do Conhecimento, que prevê aulas de campo em museus, parques, pontos turísticos e faróis, ampliando os conhecimentos e as oportunidades de aprendizado dos estudantes da rede municipal.

A programação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a contribuição das abelhas para o equilíbrio do ecossistema. “Estas atividades educativas, ao ar livre, incentivam o cuidado com a natureza, valorizando a preservação da nossa biodiversidade”, destaca a professora Lucia Felix Pedri.

“Ela não tem ferrão, faz doce e ajuda a natureza”, constatou Maria Francine Nico, de 5 anos, ao observar a abertura da caixa onde fica a colmeia.

As abelhas nativas sem ferrão são responsáveis pela polinização de 90% das plantas brasileiras. No espaço Jardins de Mel, cinco espécies são criadas em caixas: a abelha de guaraipo (Melipona bicolor), manduri (Melípona marginata), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia sp).

“Esta turma já aprendeu sobre a importância das abelhas para o ecossistema da nossa cidade. Crianças são agentes multiplicadores das questões ambientais e foi muito gratificante ver a felicidade e a curiosidade delas”, comentou a especialista em educação ambiental Cynthia Hauer de Mello Leitão, da Secretaria do Meio Ambiente.

Sobre as atividades

Na aula de campo, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou o espaço e a relevância dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, dos ambientes alagados e das lagoas marginais, bem como das abelhas polinizadoras nativas e sem ferrão para o meio ambiente.

Além disso, as crianças assistiram a uma sessão de vídeo sobre a importância das abelhas, dos rios e da biodiversidade. Depois realizaram uma caminhada pela trilha do parque.

“É grande a satisfação de compartilhar esta grande experiência, esta descoberta das abelhas e dos ciclos da natureza, aprendendo a amar, cuidar e preservar. As abelhas, mesmo tão pequenas, produzem o que há de mais doce e nos mostram o valor da cooperação”, disse Felipe Thiago de Jesus, responsável pelo projeto Jardins de Mel.

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: NRE Santa Felicidade
00170325.jpg
Crianças têm aula sobre biodiversidade no Jardins de Mel
1/7