Toda música convida a uma marcação, uma batida regular, chamada de pulsação, que é, geralmente, representada pelas palmas ou batidas de pé que acompanham as canções. Embora as crianças na educação infantil não tenham uma pulsação regular, portanto livre, principalmente, em suas criações musicais, vivenciam, em diferentes práticas musicais, a tentativa de acompanhar as canções batendo palmas ou se movimentando, o que vai organizando, gradativamente, seu senso rítmico. Pensando nisso levar a música para a Escola foi uma iniciativa para que as crianças tenham contato com os instrumentos musicais e com artistas tocando música ao vivo.
O objetivo dessa atividade foi conhecer a música como elemento cultural e ampliação do repertório musical, para isso foi preciso mostrar fotos de instrumentos musicais de corda, como violino, violão, baixo, guitarra e harpa, logo após foi apresentado o violão para que eles pudessem explorar. E para finalizar esse projeto, em um outro momento, as crianças puderam apreciar música ao vivo.
Autor:
Ditmar Brepohl, EM
|
Fonte:
Priscila Ruth