Crianças conversam sobre o Setembro Amarelo e sobre Sustentabilidade

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Nos dias 13 e 16 de setembro as crianças do Pré II, com os Professores Crystiane, Anielli e Marcio participaram da ação com a comunidade, no entorno do Cmei, para dialogar sobre o Setembro Amarelo (Valorização da Vida).

A ideia surgiu a partir das crianças que questionaram os professores sobre o que seria esta temática. A turma abordou o tema a partir das relações que estabelecem no cotidiano, partindo das experiências e repertório das crianças.

As crianças relataram: "não deixar o amigo triste", "Não deixar o amigo brincar sozinho", "se perceber que tem um amigo triste chamá-lo para brincar", " é importante segurá-lo pelas mãos", " ajudar subir no trepa-trepa", "segurar no escorregador", "dividir o lanche", "Não fazer falta no futebol", "Emprestar o brinquedo de casa para os amigos", "Ajudar nas atividades", " dar água da sua garrafa para os amigos que não trouxeram". Logo, as crianças compreenderam que se trata de valores como: cuidar do outro, amor, paciência, afeto, carinho, generosidade. 

A turma junto com a Professora Crystiane criou uma árvore com estes valores, com os nomes das pessoas importantes deixando enraizadas os sentimentos ali explorados. 

Assim, no dia  13 de setembro, com este amplo repertório, as crianças foram entregar um balão na cor do tema,dar um abraço e pedir as pessoas para que cuidem dos seus amigos.

Foi um momento para se encantar. Corredores, ciclistas, idosos, pessoas que se exercitavam na academia ao ar livre, pessoas do tribunal e trabalhadores do entorno, participaram recepcionando as crianças com carinho e receptividade.

Nesta singela ação, aprendemos com as crianças o quanto um olhar, um abraço e um pouquinho de cuidado pode salvar muitas vidas.

No o dia 16 de setembro, os clientes e funcionários do Mercado Festval foram agraciados com a ação com o Pré II,  pela manhã e com o Pré Unico a tarde, vinculada a uma proposta do Linhas do Conhecimento, com a Paula Viegas. Com ela, as crianças além de dialogar sobre a tematica abordada pela turma do Pré II,  foram conhecer o espaço hotifruti, para o trabalho com a horta, fizeram um delicioso suco de couve com laranja entrelaçando  a sustentabilidade com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Outra ação importante foi a Visita do Professor Marcio Calmo a Horta do Jacu, experiencia de conhecer e aprender sobre hortas comunitarias/urbanas, trabalho coletivo e plantio sustentavel para articular estes conhecimentos com os profissionais, crianças e comunidade, ao cotidiano do CMEI e ao nosso entorno.

 

Autor: Centro Cívico, CMEI | Fonte: Ana Beatriz Souza Cerqueira