Crianças comemoram o Dia da Terra com atividade educativa

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

Trinta e seis alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto tiveram uma tarde divertida e educativa nesta segunda-feira (22). Para comemorar o Dia Internacional da Terra, o grupo saiu da sala de aula e foi até o Parque Tanguá. No local, participaram de uma oficina de criação de histórias sobre a Carta da Terra para Crianças.

Este documento foi elaborado durante a conferência Eco92, no Rio de Janeiro, e, posteriormente, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Reúne princípios básicos para construir uma sociedade justa, sustentável e pacífica.

“A grande importância da atividade é a sensibilização dos alunos para que se tornem agentes multiplicadores dos princípios da sustentabilidade”, diz a diretora do departamento de Educação Para a Sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcia Frasson. “O aprendizado certamente será repassado pelas crianças em suas escolas, famílias e grupos de amigos”, explica.

O estudante Rassan Andrade Filho, 9 anos, conta que irá ensinar o que aprendeu para as pessoas com as quais convive. “Vou repassar essa lição aos meus colegas e familiares”, afirma.

Ao lado da colega de classe Eduarda Cristine Alves, ele redigiu a história Compartilhar. “Nosso texto fala sobre a necessidade que temos de combater a miséria”, comenta a aluna. “Todos somos iguais”, diz Eduarda.

Também foram temas dos textos redigidos pelos alunos, tópicos como: utilize com cuidado a água, a terra e o ar; conheça e proteja as pessoas, animais e plantas; diga sim à paz e não à guerra, entre outros. Ao final, as crianças confeccionaram desenhos em argila para expressar a ideia principal dos textos que criaram.

Na opinião da professora do grupo, Eliane de Lima Penz, a atividade ao ar livre, num local inspirador como o Parque Tanguá, é uma oportunidade lúdica e divertida de aprender sobre valores tão importantes. “Desenvolve, conscientiza e faz com que eles transmitam o recado aos outros colegas, através de exemplos”, diz.

Chamada oficialmente de Dia Internacional da Mãe Terra, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de abril de 2009, para marcar a responsabilidade coletiva em promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

Autor: CEI Lauro Esmanhoto, EM | Fonte: Postado por: CLAUDIA MUNIZ Fonte: SMCS 23/04/13
Dia da Terra