Crianças aprendem programação de forma divertida

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

As aulas da professora Cinthya Carvalho, da Escola Municipal Campo Mourão, na Vila Izabel, foram incrementadas com a participação das crianças, neste mês, no movimento “A Hora do Código”. Durante uma semana, de 4 a 8 de dezembro, elas participaram de atividades de programação por meio de labirintos lúdicos que os desafiaram a pensar usando a lógica.

“Programar é algo que todos podem fazer e as crianças aprendem a programar de um modo fácil e divertido com jogos e aplicativos. Essa é uma forma de poder ?ler o mundo’ na era digital”, explicou a professora Cinthya Carvalho.

Segundo a professora, a participação na Hora do Código foi uma atividade muito importante para as crianças das turmas do 1º e 5º ano. “Aprender como funcionam os comandos da linguagem de computação é algo além da área tecnológica, desenvolvendo habilidades que estimulam o pensamento lógico, a criatividade, a resolução de problemas e o raciocínio matemático”, disse Cinthya.

Todas as práticas são realizadas em grupo e, assim como todo jogo, possui seus desafios, que são compartilhados para mostrar a importância da convivência com os colegas. Por meio do “Hora do Código”, 180 países aproveitam os meses de novembro e dezembro para ensinar Ciência da Computação para as crianças e também a todos os interessados em aprender.

Descobertas – “Eu gostei muito de participar da Hora do Código, porque eu não imaginava como era fazer uma programação de computador e agora aprendi através de jogos e aplicativo no celular”, disse o estudante Matheus Aita, de 10 anos.

A pequena Yasmin Kruger, de 7 anos, aprendeu noções de direita e esquerda de uma maneira simples e divertida. “Foi muito legal jogar no computador, a gente colocava as flechas para mostrar a direção que o monstrinho tinha que seguir, a gente se divertiu muito”, contou a menina.

O movimento é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Code.org, que tem a colaboração de Google, Microsoft, Facebook, Twitter e outras gigantes de tecnologia. No Brasil, a Hora do Código é organizada pela Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann, que investem no Programaê, movimento para aproximar a programação do cotidiano dos jovens brasileiros.

Futuro – A Secretaria Municipal da Educação estuda ampliar as possibilidades que o aprendizado da linguagem de programação pode proporcionar. Formações específicas estão sendo preparadas para 2018 de forma que os professores possam integrar as tecnologias nas práticas educativas das escolas em tempo integral.

As formações vão envolver robótica, educação à distância e linguagem da programação, estratégia que estimula a criação de aplicativos, animações, sites e jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade, a autoria e a capacidade de trabalhar em grupo, de forma conectada ao mundo digital.

Autor: SME | Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/
Fotos da Programação