Criação de jogos no pré

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

É certo que as crianças criam. Sim... As crianças criam!

Quando têm liberdade para imaginar, conversar e desenhar, emitir sua opinião e compartilhar saberes, as crianças criam muitas coisas fantásticas. Jogos, por exemplo. Jogos que ainda não existem!!

A partir de um repertório de jogos comuns, como bingo, quebra-cabeças, memória e jenga, em propostas permeadas por histórias e brincadeiras envolvendo o tema "trilha", a turma do pré foi sendo inserida no maravlhoso universo dos jogos de percurso, onde todos são convidados a criar personagens, enredos, tabuleiros e regras que se transformam em bônus e até em armadilhas.

Os jogos de percurso são a brincadeira preferida da turma, que já criou  jogos diferentes, com formatos de trilha muito inusitados e personagens assustadores. As assembleias, realizadas a cada passo do proceso de criação dos jogos, são fundamentais para que todos se entendam e possam criar em parceria. Todos tem oportunidade de expor as suas ideias e, por meio de votações, o perfil dos jogos, o enredo da história (sempre tem uma história!) e a carinha dos personagens vão sendo definidas. 

A unanimidade entre as crianças da turma é o tema monstros. Fantasmas, vampiros, bruxas e outros personagens do universo do horror vão sendo desenhados e tomando forma de peões que tem como desafio cumprir os percursos dos jogos. A brincadeira envolve a todos e vai tomando ares de "coisa séria". E assim, quase "sem querer", a turma foi aprendendo a criar e cumprir regras, identificar alguns números, fazer pequenas contagens... e muito mais. 

Afinal de contas, é certo que a criança aprende fazendo e aprende interagindo... mas é muito mais certo ainda que ela aprende BRINCANDO!

Autor: Irmã Dulce, CMEI | Fonte: Karin Cristina
00240099.jpg
Jogos no pré
1/9