Cores, Texturas, Gostos e Aromas e tudo que a terra nos proporciona.

    Publicado por:  Daniele Maria Oliveira Branco Klock

          Com a chegada da primavera percebemos o encanto das crianças pelas flores, que começaram a aparecer no caminho de sua casa até o CMEI, então surgiram vários questionamentos de como as flores, as árvores e os alimentos nascem. Para isso,  construímos com eles num lugar onde a imaginação, fantasia, tranquilidade, sonhos e criatividade, rolam solto, no cantinho da leitura, uma horta suspensa, na qual, as crianças plantaram uma semente de pepino e de uma flor, uma muda de chá e de tempero. Através dessa proposta as crianças puderam observar diariamente a evolução de cada planta, perceber o formato, tamanho e coloração das folhas, além do cheiro, textura e sabor. Em outro momento também propôs-se o desafio de descobrirem cheiros, sabores e sons com os olhos vendados. Esse foi um momento muito prazeroso e divertido.

Como reflexo dessa proposta, ir ao parque tornou-se um momento também de descoberta, observação e interação. Lá procuram boboletas, abelhas, minhocas e já sem a itervenção ou influência das professoras, mas sim pelo prazer da pesquisa e descoberta. 

"Notamos que o interesse, as descobertas, a investigação, as experiências, os desafios proporcionados e o nosso convívio tem sido algo muito significativo para que a criatividade e o fascínio das crianças continuem sendo cultivadas cada dia mais." Professoras do Pré Ú.

Autor: Profº Carlos Roberto Antunes dos Santos, CMEI | Fonte: Professoras: Karen, Nelci, Suellem e Telma.