Cores Brasileiras

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

Cores Brasileiras 

As professoras Anelise, Joice e Niviane do Maternal ll desenvolveram com as crianças da turma a sequência didática Cores Brasileiras – Romero Brito.

Área de formação: Linguagem visual

Objetivo Geral:

-Conhecer e explorar as expressões bidimensionais gradativamente.

Objetivos específicos:

-Explorar o uso de diferentes riscantes e instrumentos;

-Conhecer e explorar os elementos da linguagem visual: linha, cor, plano e textura.

Primeira etapa:

- Mostrar uma tela de pintura em branco como disparador na roda de conversa. Perguntar quem sabe o que é e para que serve. Depois mostrar figuras impressas coma foto do pintor Romero Brito e de algumas de suas obras. Pedir as crianças para observarem como são coloridas e os detalhes que o pintor desenha como bolinhas, florzinha, etc. Colocar as figuras em um canto de apreciação para que as crianças possam observar no dia a dia.

Segunda etapa:

- Dividir os alunos em grupos para pintarem uma tela em branco. Cada grupo utilizará um tipo de material diferente como: tinta guache, cola colorida e tinta de tecido. Para todos os grupos serão oferecidos diversos tipos de cores. Depois de secas as telas serão mostradas em roda de conversa para que o grupo observe as diferenças de uma tela para outra, inclusive passando a mão e sentindo sua textura. Depois desse momento as crianças serão levadas ao rol de entrada do CMEI para colocarem os quadros na parede.

Terceira etapa:

- Nesta etapa será escolhido junto com as crianças duas obras do artista para serem conhecidas mais detalhadamente. Como, por exemplo, o nome da obra e o local onde ela foi exposta. Será feita a releitura destas obras utilizando tecidos com bolinhas e listrinhas e outra com desenho livre.

 

Todas as telas nascem em branco, a decisão de colorir é toda sua. (Romero Brito)

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Maternal ll
00135425.jpg
fotos mll 2017 4
1/43