Copa do Mundo

Publicado por:  Viviane Lie Kawasugui

Srs Pais, Mães e ou Responsáveis:

A partir do dia 12 de junho, o mundo todo estará de olho no Brasil, estaremos vivendo a Copa do Mundo 2014.

Diante desse espetáculo esportivo e festivo, não podemos admitir que crianças e adolescentes sejam afetado de forma negativa. Sendo Curitiba uma das cidades-sede da Copa muitos turistas estarão concentrados em nossa cidade. Este cenário é favorável à ação dos exploradores, que aproveitam a oportunidade para tentar obter lucro com a oferta de sexo com crianças e adolescentes ou o trabalho infantil. É preciso evitar que crianças e adolescentes fiquem expostas e sejam aliciadas pelas redes de exploração. As crianças estarão fora da escola, tendo em vista o recesso escolar, o que as colocarão em uma situação mais vulnerável e mais sujeita a ter seus direitos violados.

12 de junho – Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil. A data vem sendo lembrada mundialmente, com a finalidade de sensibilizar toda a sociedade na prevenção e erradicação do trabalho infantil.

O trabalho infantil caracteriza-se por uma atividade exercida por crianças e adolescentes antes dos 14 anos de idade, ou aquele realizado por adolescente com idade entre 14 e 16 anos, que não se configure como aprendizagem. Todo trabalho realizado por crianças e adolescentes caracterizado como: perigoso, insalubre, penoso, prejudicial à moralidade, noturno, realizado em locais e horários que prejudiquem a frequência à escola ou que tenham possibilidade de provocar prejuízos ao desenvolvimento físico e psicológico é considerado trabalho infantil.

A nós educadores, além da responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes compete o papel pedagógico da orientação, abordagem e acolhida. Para cumprir isso de forma adequada, é necessário buscar a superação dos mitos, tabus e preconceitos, oferecendo segurança para os nossos estudantes.

Portanto, nesta semana que antecede os jogos o coletivo da escola Municipal – CEI Jornalista Claudio Abramo vai desenvolver ações em sala de aula e com as famílias que trabalhem o tema “ prevenção às violências “.

Sugestões de leitura para as famílias:

1. A família esperta, como reconhecer os sinais de violência em crianças e adolescentes. No site www.wcf.org.br;
  2. FERRARI, Dalka: VECINA, Teresa. O fim do silêncio na violência familiar: teoria e prática. São Paulo, Agóra, 2002;
  3. HART, Stuart Etal. O caminho para uma disciplina infantil construtiva. São Paulo: Cortez; Brasilia, DF UNESCO, 2008.

Sugestões de filmes para as famílias:

1. No limite do silêncio;
  2. O caçador de pipas;
  3. Garotas de programa;
  4. Festa em família;
  5. O baixio das festas;
  6. Forrest Gump;
  7. Menina de Ouro;
  8. Uma mente brilhante;
  9. Anjos do Sol;
  10. Confiar;
  11. Cinderela, lobos e príncipes encantados;
  12. Mistérios da Carne;
  13. O Lenhador;
  14. A Espera de um Milagre.

Também solicitamos sua especial atenção ao Calendário Escolar, para o mês de junho e julho/2014, conforme orientado e aprovado pela Secretaria Municipal de Educação em virtude da Copa do Mundo de Futebol.

Aulas normais até o dia 11 de junho;

Dia 12 de junho – aulas até as 15 horas ( saída antecipada )

Dia 13 de junho – aulas normais;

Dia 16 de junho até o dia 23 de junho – não haverá aulas e nenhuma atividade na Unidade Escolar;

Dias 24 e 25 de junho – aulas normais;

Dia 26 de junho – não haverá aulas;

Dia 27 de junho – aulas normais;

Dia 30 de junho até o dia 14 de julho – período de férias escolares;

Dia 15 de julho – retorno às aulas normais.

Atenciosamente,

A Direção.