Observando e escutando as crianças durante a adaptação, às professoras da turma do Pré I, perceberam a necessidade de fomentar as práticas de convivência social e respeito entre o grupo, assim iniciaram as propostas pedagógicas investindo em brincadeiras lúdicas que possibilitam o exercício do respeito e a convivência social entre os pequenos e adultos durante o cotidiano do CMEI. Essas propostas sugerem reflexões de empatia, interação com as crianças, para que elas se sintam acolhidas, seguras e valorizadas em suas individualidades, bem como, pertencentes ao ambiente.
Planejamos a leitura do livro “O menino e o peixinho” (Sonia Junqueira). Após a leitura a Maia falou: “tinha peixinhos, de olhos grandes pequenos, cinza e colorido, em seguida as outras crianças repetiram a fala da Maia.
Em seguida propomos que as crianças desenhassem observando sua imagem refletida no espelho.
Depois que todos desenharam, durante a roda de conversa cada criança apresentou o seu desenho para o grupo, conversamos sobre as gravuras. Na sequência questionamos se os desenhos eram todos iguais e como cada desenho saiu diferente, assim também somos todos diferentes, cada um tem seu jeitinho de ser, devemos respeitar a especificidade de cada um. A Lorena verbalizou “eu tenho cabelo loiro e com cachos”, Maia "Fabrício não gosta de barulho é o jeitinho dele”. Fátima ?Samin tem cabelo grande eu também tenho”.
Em outro momento convidamos as crianças para criarem um jogo de percurso inspirado na história: "o menino e o peixinho” (sônia junqueira) com a temática “ajudar as crianças a chegarem com os seus peixinhos até o aquário”. Com o jogo pronto convidamos as crianças para jogar. Para iniciar a partida cada jogador lançou o dado uma vez, o participante que tirou o maior número começou o jogo lançando o dado e andou com o peão o números de casas indicado no dado. O término do jogo aconteceu quando um dos participantes chegou ao final do percurso. Continuamos a proposta com jogo interativo, no qual as crianças eram os peões do jogo.
Autor:
Professora Fátima e Professora Solange
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Fonte:
CMEI Curitiba