Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Contribuindo com o combate à exploração do trabalho infantil no Brasil

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças deixam de ir à escola e não tem seus direitos preservados, trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de escraidão.  Apesar que no Brasil, o trabalho infantil é considerado ilegal para crianças e adolescentes algumas ainda sofrem com esse problema. por esse motivo esse tema sempre é explorado do âmbito escolar.

O objetivo da atividade desenvolvida na disciplina de arte com a Professora Norma Formaggio foi de contribuir para a criação e/ou ampliação de uma cultura de direitos, em oposição à aceitação cultural que o trabalho infantil encontra no país; refletir sobre o que é ser criança; experimentar a linguagem teatral, por meio da expressão corporal, com variados estímulos; e conhecer o que é esquete teatral.

 A professora de arte fez uma reflexão sobre as obras de alguns artistas, conversou informalmente com os estudantes com intuito de fazer um levantamento prévio sobre o que eles sabiam a respeito. Em momento de sábado letivo, uma oficina com informações e orientações sobre o tema, juntos aos familiares e para finalizar uma apresentação dramatizando situações que combatem à exploração do trabalho infantil.

A proposta para a exposição visual foi através das obras e imagens do artista Ivan Cruz. “Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível esse seu resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras, fugindo dos custos e problemáticas urbanas que esse público tanto sofre nos dias atuais” Professora Norma.

"Trabalho infantil é um tema que sempre provoca muita discussão mas, no final, a verdade é uma só: criança não foi feita para trabalhar. Pior ainda, além de se privar da alegria de uma infância normal, na maioria das vezes o jovem que trabalha é levado a abandonar a escola – ou seja, pode prejudicar seu desenvolvimento intelectual e perder oportunidades na vida adulta" #ChegadeTrabalhoInfantil.

Autor: Caramuru, EM | Fonte: epa
00161071.jpg
Representação para a comunidade
1/6