A pesquisa sobre a cultura expressada nas festas juninas é uma oportunidade das crianças e professores ampliarem seus saberes, trazerem curiosidades e criarem contextos para brincar. Foram assim as semanas que passaram e antecederam a integração junina, com a presença das famílias para prestigiarem a dança e coreografia escolhida pelas turmas.
Antes disso, muitas brincadeiras tradicionais: pescaria, tomba caixa (variação do tomba lata), argola, boca do palhaço, rabo do burro e as corridas: do saco, do ovo e de três pés! E as experiências com os elementos da culinária: pipoca, bolo de milho, canjica, milho cozido, pinhão...entre as delícias e com a participação na leitura da receita (se necessário) , no preparo e claro na degustação....hum!!
Os trajes e pintura no rosto também foram trabalhados nas turmas com o intuito de visualizarem seus rostos diferentes, com bigode, pintinhas e roupas diferentes. Nas integrações encontramos muitos caipiras interagindo nos espaços e brincadeiras.
E dia 28-06 em um dos contextos para brincar o convite era para cozinhar no fogão a lenha...milhos foram descascados pelas crianças e muitos pratos deliciosos foram compartilhados no imaginário infantil.
Agradecemos as famílias que puderam prestigiar as crianças e a todos os profissionais envolvidos...Eita equipe boa Sô!!!
Autor:
São Carlos, CMEI
|
Fonte:
Pedagoga Cleonice