Conte - me uma história...

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

A Literatura está  presente em nosso cotidiano, seja por meio de cantigas, músicas, brincadeiras cantadas ou contações de histórias realizadas pelos familiares nos primeiros meses de vida da criança.

Quando a criança chega ao CMEI é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica com o mundo da imaginação.... Sabemos que a partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca. 

Nesse cenário nós professoras e professores de educação infantil, atuamos em sintonia, assegurando que o trabalho com a literatura infantil aconteça de forma dinâmica, por meio de práticas docentes geradoras de estímulos capazes de influenciar de maneira significativa o desenvolvimento de habilidades orais, leitoras e escritoras.

Da mesma forma, colocar livros à disposição das crianças pequenas não basta para enriquecer e cultivar suas capacidades naturais de “leitura” e interpretação do mundo. Devemos, ainda, e sempre, refletir sobre o que fazemos e como o fazemos. Como podemos deixar uma criança escolher seu livro? Em que ritmo lhe é permitido ler? Como se lê com ele? Sabemos não ler? Como os pais são envolvidos? Quem compra os livros? Onde?...

Partindo desse princípio, acreditamos que as atividades lúdicas envolvendo a leitura, realizadas diariamente pelos professores, bem como a disponibilização de livros de literatura infantil e brinquedos fazem com que os primeiros contatos com a leitura sejam agradáveis e divertidos. Dessa forma, quanto mais lúdico for o trabalho com a literatura infantil, melhor será seu impacto na formação de leitores.

 

Confiram abaixo alguns momentos que mostram o protagonismo infantil nas histórias inventadas ou recriadas por nossas crianças e nas histórias contadas pelas professoras e professor em nossa unidade....

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Aline Eluize Cardoso
00270139.jpg
Noticias
1/12