CONTANDO UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE ANO

    Publicado por:  Dirce da Silva Correia Parise

Já inseridos em uma nova realidade iniciamos nosso ano letivo de 2021 procurando nos ajustar ao novo contexto que estamos vivendo, pois em tempos de pandemia entendemos que o cuidado é essencial, por isso foi adotado o ensino híbrido e o remoto, duas modalidades diferentes de ensino.

Híbrido: é a modalidade de ensino que foi homologado e autorizado pelo Conselho Nacional de Educação (MEC), por meio do Parecer Nº 05/2020 e dos Conselhos locais, que traçam orientações e protocolos para esta modalidade. O ensino híbrido, combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais também. Nessa modalidade, segundo orientações, é necessário que o CMEI apresente um replanejamento específico das ações, das práticas, da forma de trabalho do professor e do relacionamento com as crianças e famílias. Neste caso, as crianças vêm para o CMEI em uma semana e na outra permanecem em casa acompanhando as videoaulas em canais abertos na TV ou pelo Youtube, lembrando sempre que, as videoaulas são para as crianças de 4 e 5 anos.

Já na modalidade remota, como citado acima, as crianças (4-5 anos) permanecem em casa, acompanham as videoaulas e recebem kits pedagógicos do CMEI.

Muitos ajustes foram feitos, atendendo as Orientações e medidas para a retomada das atividades – Ofício Circular Nº 02/2021 – EEI/SME. É certo que muito ainda  será necessário fazer para oferecer às nossas crianças um ensino de qualidade.

Nos sentimos um tanto desafiados, pois todas essas novas situações  exigem novas adaptações diante deste contexto que estamos inseridos (COVID 19)

 A nossa essência de Educação Infantil, não pode separar o Cuidar do Educar, assim o cuidar, a socialização, a interação, o toque, o abraço, o colo se faz presente em tempo integral e a realidade exige que nos reinventemos enquanto unidade educacional e nos leva a refletir sobre a forma de recebermos no CMEI, as crianças e as famílias as quais optaram pela modalidade híbrida, mantendo as normas de segurança, oferecendo um ambiente seguro e de qualidade, sem fugir da nossa essência de educação infantil. Quantas reflexões!!!!!! Muitos pensamentos e sentimentos permeiam nossa mente. Não temos todas as respostas. Contudo, juntos enquanto equipe educacional e com a parceria e apoio das famílias, estamos prontos para desbravar este novo território e mergulharmos juntos naquilo que já temos certo conhecimento, com responsabilidade, buscando oferecer às nossas crianças a nossa melhor versão, sempre!

Não queremos abrir mão do lúdico, da fantasia, do mundo de faz conta, das brincadeiras, do afeto, do carinho, do acolhimento, pois acreditamos que são peças chaves na educação infantil.

Mais do que nunca precisamos acolher uns aos outros, após um ano de isolamento, necessitamos muito da empatia, do cuidado, do olhar ao próximo, do afeto, de sorrisos sinceros. Mesmo que as máscaras não nos permitam ver, queremos sentir este calor humano.

Mesmo mantendo o distanciamento somos capazes de romper estas barreiras e chegar aos corações por meio de gestos, atitudes e companheirismo. Desta forma, seremos capazes de oferecer nosso melhor.Vamos aguardar o estar juntos e poder compartilhar, abraçar, tocar, ver os sorrisos nos lábios, sentir o toque das mãos e o calor humano, além dos bate papos descontraídos nos momentos de aglomerações.

 A pandemia tem nos ensinado a valorizarmos verdadeiramente momentos simples da vida, como estes, que tão significativamente contribuem para a nossa felicidade. No final de tudo, seremos pessoas melhores, muito mais gratas pela oportunidade de estarmos vivos.Agradecemos às famílias pela colaboração, participação e apoio, somos gratos por acreditarem em nosso trabalho. Abrimos aqui o convite para virem desbravar juntamente conosco o ano letivo de 2021, o qual ainda não se delineou para todos nós, porém acreditamos que: “Juntos Somos Mais Fortes!!!!”  

Autor: Jane | Fonte: CMEI BAIRRO NOVO
00298974.jpeg
vamos discutir um pouco sobre esses sistemas de ensino
1/34