Contação de histórias em clima de suspense

    Publicado por:  Cristiane Martins

O dia das bruxas é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas. Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano. Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes. Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?"(travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.

Nessa semana nossa escola comemorou a data com contações de histórias feitas pela agente de leitura Suzana Webber para todas as turmas, o ciclo I recebeu a visita da Bruxa Wandeca que lhes contou a história “Numa noite muito, muito escura”. O ciclo II pela manhã ouviu as histórias “Procissão das Almas” e “O corpo seco” com a falecida Josefina. Já à tarde foi a vez de Alma: a noiva fantasma narrar os mesmos contos para os quintos anos, com a biblioteca toda decorada para a data, as crianças entraram no espírito e se divertiram entre gritos e sustos.

As crianças esperaram ansiosas pelas histórias contadas por personagens tão tenebrosos, e depois dos sustos e momentos de medo, o que restou foi a admiração e o encanto pelo trabalho de representação da agente de leitura, e também pela caracterização da personagem e decoração da biblioteca.

Os agradecimentos da EPA pelo empenho de todas as pessoas que colaboraram para a realização desse trabalho, especialmente para a professora Kellen Patruni que realizou a maquiagem dos personagens e para as inspetoras Lindamir pelo empenho na decoração e Loraine que contribuiu com muita criatividade na confecção de adereços variados que contextualizaram as histórias contadas.

Autor: CEI Prof. José Wanderley Dias, EM | Fonte: Agente de Leitura Suzana Webber
00090802.jpg
dia das bruxas
1/6