CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA CASA ENCANTADA NO PARQUE BARIGUI.

    Publicado por:  Rosi Mari Ribeiro Guimarães

           Na manhã do dia 14/09/2023, nossas crianças do PRÉ II B, junto com as professoras Adelita, Janaina, Deyse e Dolores, tivemos a oportunidade de participarmos de uma divertida proposta lúdica que foi realizada na Casa Encantada, atualmente localizada no Parque Barigui.

As crianças estavam querendo se aventurar no passeio pois sabiam que iriamos de ônibus. A partir das conversas entre eles, ouvimos que, um ou outro nunca tinha andado de ônibus de viagem ou que somente viajavam ou andavam de carro. Juntamos o útil ao agradável até para que, algumas crianças que também nunca tinham visitado esse maravilhoso espaço turístico da nossa cidade, pudessem admirar o lindo Parque Barigui.

 Nosso caminho de ônibus para o parque foi de muitas curiosidades, canções e risadas. As crianças passaram a observar pela janela, alguns lugares que já conheciam ou que nunca tinham visto.

Chegando no parque, foram mais surpresas! Convidamos todos para explorar o espaço e logo avistaram as famílias de capivaras tomando banho de sol pela manhã. Esses momentos foram de muitos “flashes” e os celulares foram essenciais para os registros das crianças que fizeram muitas selfies, vídeos e fotos de lindas das paisagens do local.

 Após nosso passeio pelo parque, chegou o momento mais esperado pelas crianças, a contação de história na Casa Encantada.

Fomos recepcionadas pela secretária da Bruxa e as crianças atentamente observavam o que tinha no local, cada parte da decoração envolvente, os doces feitos de feltro, caldeirão com mamadeiras, árvores com chupetas, vassouras das bruxas e, tudo isso foi registrado com fotos das crianças. 

Para deixar as crianças mais felizes à espera da Bruxa Bete, iniciaram algumas canções ao som de um violão. Em um passe de mágica a Bruxa Bete veio ao nosso encontro. As crianças ficaram encantadas deixando transparecer sua alegria em seus olhares e sorrisos, observando cada movimento da Bruxa até chegar ao microfone. 

  Neste momento as crianças tiveram contato com o universo da leitura, ao imaginar, criar, comunicar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, entre outros.

A voz doce e meiga da Bruxa, logo refletiu para algumas crianças que ela é uma bruxa boazinha e, que estava ali para conhecer e ser amiga de todos. Quando iniciou sua contação de história e deu liberdade para as crianças participarem das contações, elas foram se envolvendo cada vez mais.

 Foram ouvidas diferentes histórias onde um dos temas que foram abordados foi o Bullying. Este é um tema que também foi levantado no semestre passado pela nossa turma. Passamos a construir um livro chamado “Eu, o outro e o nós. Bullying”. Tanto o título como o texto e a ilustração foram criados pelas crianças da turma.

As crianças logo captaram tudo sobre o assunto e logo responderam sobre o respeito que devemos ter um com o outro. 

Muito divertida, a bruxa demonstrou seus dons em contar histórias, cantar e dançar, fazendo todas as crianças se movimentarem com músicas de sua autoria.

Quando as crianças perceberam que tinha finalizado o nosso momento na Casa Encantada logo exclamaram: “Mas já acabou”!!!!  

A Bruxa Bete ficou muito feliz em ouvir das crianças o pedido de querer mais contações.

 As crianças fizeram perguntas sobre algumas curiosidades que tem sobre a Bruxa Bete. Ela muito atenciosa se propôs e aceitou em responder a entrevista através de vídeos. As crianças estão ansiosas para receber sua resposta!

   E assim, seguimos também deixando vocês leitores curiosos. Nos comprometendo, juntos com as crianças, na próxima postagem contar como foi a entrevista com a nossa agora amiga Bruxa Bete.

Autor: Professoras Adelita e Janaina | Fonte: CMEI São José Operário
00438715.jpg
casa da bruxa
1/50