Construindo um Jornal no Maternal

    Publicado por:  Guilherme Rafael Ugeda Medina

Partindo do pressuposto que o ambiente leitor faz parte do dia-a-dia das pessoas, e faz toda a diferença no processo de alfabetização, e que esse hábito poder fazer parte não somente no cotidiano das famílias, mas também na rotina da educação infantil.

É preciso que nossas crianças estejam interadas aos acontecimentos da nossa cidade e do seu bairro, sentindo-se inseridas no mundo em que vive. (TEBEROSKY – 2012). Para garantir essa inserção, a Turma do Maternal III – A junto com os educadores: Guilherme Medina, Eleni FIleti e Guida Maria de Lima, desenvolvem semanalmente etapas do projeto “Construindo um Jornal no Maternal”, tendo como objetivos as áreas de Oralidade, Leitura e Escrita.

 

O Jornal é um importante meio de adquirimos conhecimento, pois é por meio dele que nos informamos dos acontecimentos da nossa cidade ou do nosso bairro. O jornal também pode servir como fonte de pesquisa, troca de experiência e entretenimento. Neste sentido o projeto “Construindo um Jornal no Maternal” foi desenvolvido mediante interesse das crianças em momentos de rodas de conversas e atividades de leitura. Para que crianças e professores pudessem juntos ensinar e aprender.

 

As etapas do projeto são aplicadas semanalmente e os repórteres e operadores de câmeras, são escolhidos entre as crianças, esses que são responsáveis por realizar as entrevistas com funcionários do CMEI. Há também momentos de reconto de histórias preferidas pelas crianças e fotografias tiradas pelas mesmas que compõem o novo portador de notícias.

 

 

Autor: Jorn. Juril de P. e S. Carnasciali, CMEI | Fonte: Maternal III - A
00016269.jpg
Jornal do Maternal
1/1