Construindo o Disco de Newton

    Publicado por:  Rosani Machado

De onde vem as cores? Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas?

Esses questionamentos deram início à aula do Ensino da Arte nas turmas de 4º e 5º ano, sob a orientação das professoras Denise Schmitz Ribeiro e Dione Natassia Zimmermann de Melo, para explorar o conteúdo “cores”.

Instigando os alunos a pensarem e discutirem sobre o assunto, a professora foi acrescentado informações sobre a origem das cores, o uso das cores da natureza pelos homens pré-históricos, o estudo das cores feito pelos gregos, a relação entre luz e cor, e a importância da luz do sol para observarmos as cores.

Em seguida, foi apresentado aos alunos o Disco de Newton, questionando-os sobre o que era, como funcionava, pra que servia, se alguém já conhecia ou tinha ouvido falar.

Por meio de um vídeo explicativo, os alunos puderam conhecer mais sobre o assunto e ficaram supermotivados para produzir o seu Disco de Newton e fazer a experiência das cores.

Cada aluno confeccionou seu disco, utilizando um círculo de cartolina com 15cm de diâmetro, que foi dividido em 7 partes e colorido com as cores do arco-íris.

A experiência foi fantástica! Uma aula de pura alegria e diversão.

Parabéns às professoras Denise e Dione pelo excelente trabalho, estimulando os alunos a novas experiências e descobertas.

Uma breve explicação

Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal fato, decompôs a luz com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas.

Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton. Ele é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro da luz branca. Ao girá-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência de luz.

 

 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professoras Denise Ribeiro e Dione Melo
00167829.jpg
Disco de Newton
1/6