Construindo com Minecraft e aprendendo Matemática no CAIC Bairro Novo!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Minecraft é um jogo eletrônico tipo sandbox e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos dos quais o mundo é feito. Será que só é possível brincar com esse jogo?
A turma do 5AB da Professora Beatriz Cristine Butenas adorou confeccionar personagens desse  jogo mundialmente famoso que pode ter inúmeras aplicações pedagógicas sabiam?

O jogo foi criado em 2009 por Markus "Notch" Persson e permite criar objetos e cenários, além de possuir um visual bem característico, em formato de blocos. Saiba mais aqui. A inspiração para o trabalho surgiu após uma capacitação  realizada durante esse ano letivo ,que a professora realizou com a Matemática Salete Andrade do NRE/BN. A professora finalizou essa capacitação dia 24 de novembro apresentando os trabalhos dos estudantes.

Em sala de aula a professora Beatriz mobilizou a sua turma a criar blocos e se divertir produzindo essas peças a partir de caixas que foram reutilizadas, cortadas nas medidas adequadas e pintadas para darem forma aos personagens do jogo. Além do aprendizado dos conceitos matemáticos, os estudantes tiveram uma aula diferenciada e interessante onde puderam trabalhar o lado artístico, ao confeccionarem os cubos.

A professora Beatriz também permitiu a troca de conhecimentos entre os estudantes porque vários deles além de jogar Minecraft também trouxeram publicações escritas e HQ para a aula sobre o jogo.

A Página do CAIC conversou com os estudantes Elyahu I.M. Barros, Gabriel Andrade, Bruno de Oliveira M. Vieira e Lucas F.M. Carneiro. Os meninos apontam alguns canais no You Tube pra quem quiser se especializar mais no Mine Craft como o Jazzghost, Rezendeevil entre outros youtubers.

Gabriel Andrade destaca que tanto crianças quanto adolescentes podem se divertir com o Minecraft. “foi difícil encapar as caixas para fazer os cubos do jogo pra depois montar os bonecos. Bruno Vieira contou que ficou impressionado “dá pra fazer muitas coisas, construir como na vida real. Já o estudante Lucas destaca que com o trabalho com os cubos do Minecraft aprendeu que cada cubo tem 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. “Não sabia que os cubos davam pra fazer tantas coisas, que contou também que a mãe só deixa jogar 2 horas.

"Esse trabalho destaca a importância da inovação do planejamento trazendo novos métodos utilizando um jogo que é de interesse dos estudantes e que constituiu uma estratégia para facilitar a compreensão por parte dos estudantes" destaca o diretor Everton Luiz Camargo.

Convidamos todos vocês a verem as fotos dessa notícia e se encantarem com o trabalho dos nossos estudantes. Parabéns professora Beatriz por esse trabalho inspirador! 

Fotos: professora Beatriz e professora educomunicadora Patricia Molina.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt. | Fonte: Beatriz Butenas
00161381.jpg
minecraft
1/17