Construção de um Jardim de Mel

    Publicado por:  Claudia Aparecida Cruz Querino do Nascimento

            Este mês as crianças de todas as turmas se empenharam bastante para construir o Jardim de Mel do CMEI Uberlândia. Elas já haviam pesquisado sobre a importância das abelhas na reprodução das plantas, na produção do mel e que este é um adoçante natural que faz bem à saúde, com estas informações se empenharam em revitalizar o jardim com novas flores e refazer a horta.

            Foi um trabalho teórico e prático com pesquisas em livros, revistas, vídeos, catálogos on line sobre as flores que as abelhas mais apreciam, juntas selecionaram algumas e realizaram compra on line de sementes de: girassol, amor perfeito, margarida, cravo, enquanto as sementes não chegavam as famílias contribuíram doando algumas mudas que foram plantadas pelas crianças. Quando as sementes chegaram foram plantadas em sementeiras e estão sendo observadas pelas crianças diariamente.

            A horta foi refeita e todos solicitaram que o canteiro de morangos deveria aumentar. O pedido foi aceito.

            Com o Jardim de Mel bem encaminhado iniciou-se as anotações diárias de acompanhamento da isca instalada, até o momento as crianças, nem os adultos perceberam a presença de abelhas na isca, porém as professoras já viram algumas sobrevoando o espaço.

            Algumas crianças do Maternal Único acharam que as abelhas estão demorando para chegar, as professoras propuseram uma pesquisa e descobriram que as abelhas preferem clima mais quente e o nosso Jardim foi feito num dia mais ameno e nublado e esta pode ser uma das razões das abelhas ainda não terem descoberto o nosso endereço.

            Participaram desta etapa cinco turmas no total 102 crianças e 17 profissionais.

Autor: Cláudia Aparecida Cruz Querino do Nascimento | Fonte: CMEI UBERLÂNDIA
00251216.jpg
FOTO 1A
1/7