Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza sua 1.ª Reunião Ordinária de 2018

Publicado por:  Filimon Hermann de Souza

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba realizou no dia 21 de fevereiro de 2018 em sua sede, a primeira Reunião Ordinária do Conselho Pleno.

A plenária foi informada acerca da carta de renúncia, de Maurício Pastor dos Santos ao mandato de conselheiro titular, representante do segmento Sistema Estadual de Ensino do Paraná – SEE/PR e presidente do CME, por conseguinte, a reunião foi conduzida por sua suplente conselheira e vice-presidente, atualmente como presidente interina.

Com a renúncia, houve vacância para o cargo, o que gerou um novo processo de abertura para eleição, que tem o prazo estipulado em seu regimento interno de até 60 dias para ocorrer. A eleição para escolha de nova presidência acontecerá na segunda reunião ordinária do Conselho Pleno do CME na data de 14 de março de 2018.

Na sequência dos encaminhamentos do Conselho Pleno, deu-se o ato solene de Menção Honrosa aos ex-conselheiros, cujos méritos foram considerados dignos de serem citados. Foram homenageados os Conselheiros dos seguintes segmentos: Poder Executivo Municipal, Pai de alunos e Instituto de Ensino Superior de Formadoras do Magistério, após receberem seus diplomas com registro de tal distinção receberam os agradecimentos bem como destaque, de suas ações no cumprimento dos seus deveres de Conselheiros deste CME. Cumprindo a formalidade do ato, a presidente em exercício também convidou os novos conselheiros para receberem e assinarem seus Termos de Posse.

Sobre a pauta da reunião

Entre as matérias abordadas na reunião, foram debatidos: os processos que retornaram da Secretaria Municipal da Educação, processos e ofícios encaminhados aos CME, outros comunicados e informes.

No momento da apresentação dos trabalhos das Câmaras e do Grupo de Trabalho: Regime de Colaboração – foi apresentado a minuta do Termo de Colaboração e Cooperação Técnico e Normativo – TCCTN, entre os Sistemas, Municipal de Ensino de Curitiba e Estadual de Ensino do Paraná. Foi enfatizada a necessidade da criação do Regime de Colaboração entre os dois sistemas: Estado e Município para bem atender aos estudantes. O colegiado aprovou o documento que, após referendo também do Conselho Estadual de Educação, seguirá para estudos das respectivas Secretarias de Educação.

Autor: CME | Fonte: CME
Primira Reunião Ordinária