Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza 7.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME realizou nos dias 13 e 14 de setembro sua 7.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno. Na reunião deste dia tomou posse o vice-presidente, Maurício Pastor dos Santos, que em seguida presidiu a reunião.

O pleno teve início com a exibição do trailer do filme “O começo da Vida” pela coordenadora da Câmara de Educação Infantil, conselheira Sheila. O vídeo está sendo trabalhado pela Câmara como instrumento de análise e reflexão.

No momento solene ocorreu também a posse da conselheira Marilene Zampiri, do segmento de pais de alunos e da conselheira Viviane Aparecida Bastos Pampu, do segmento dos representantes do Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba – SISMMAC.

Itens abordados na reunião: VI Encontro Estadual da UNCME no município de Piraquara, nos dias 20 e 21 de outubro de 2016; últimas informações sobre o Fórum Municipal de Educação; criação do Fórum permanente de Educação para discussões de questões de diretos humanos do Município de Curitiba, vinculado ao CME e articulado aos demais conselhos municipais e ao Fórum Municipal de Educação; Caderno de acompanhamento e monitoramento dos Planos Municipais de Educação.

Um tema bastante discutido neste Pleno foi a criação do Fórum de direitos humanos. A conselheira Claudia Almiro citou da estratégia 25.2 do Plano Municipal da Educação - PME e a necessidade de se estruturar esse Fórum. A assessora técnico-pedagógica do CME, Vera, complementou falando sobre a construção da Deliberação para Educação em Direitos Humanos, que tem como prazo março de 2017.

No 2.º dia de Conselho Pleno, 14 de setembro, a presidente, Berenice iniciou a reunião apresentando os novos livros recebidos pelo CME: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2016; Formação de Professores no Brasil – Diagnóstico; Agenda de políticas e estratégias para a mudança; Educação em debate. Informou a todos que o material está disponível para empréstimo.

Outros temas apresentados na reunião: informações atuais do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente pela ATP Vera, que fez uma apresentação do eixo “Direito à educação, cultura, esporte e lazer” e informou que está trabalhando com a educação, como um subgrupo do eixo.

Foram repassadas também informações sobre a participação do CME em eventos: XVIII ENDIPE, em Cuiabá - MT; XXVI Encontro da UNCME, em Palmas - Tocantins; Seminário Paranaense de Educação Infantil, dias 20 e 21 de setembro realizado no Colégio Estadual do Paraná; cerimônia de Formatura do Projovem Urbano – edição 2014/2016.

A presidente apresentou ao colegiado a placa de premiação que o Conselho de Curitiba recebeu da ONG De Olho nos Planos. O prêmio é o reconhecimento público pela elaboração de uma Proposta de Monitoramento Participativo do Plano Municipal de Educação Curitiba. Foi apresentado um vídeo sobre o “De olho nos Planos”.

No Momento das Comissões foi repassado aos conselheiros o andamento dos trabalhos nas mesmas: revisão do regimento foi finalizada. A demora na finalização do documento se deve em função da atualização na Lei de Criação do CME, pois os dois estão atrelados.

No Momento das Câmaras a presidente, Berenice, apresentou as novas coordenadoras das Câmaras: Câmara de Gestão do Sistema, Claudia Maria dos Santos Almiro; Câmara do Ensino Fundamental, Mariza Andrade Silva; Câmara de Educação Infantil, Sheila Regina Martins Bissoqui.

Matérias que foram discutidas e votadas em Conselho Pleno: apresentação do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho – GT que analisou os relatórios do FUNDEB; aprovação do texto: Cirandas pela Educação – Ano III, pelo cumprimento dos Planos Municipais de Educação e pela garantia do Direito à Educação – realizada no dia 06/07/2016, na sede do CME; Projeto de Lei n.º 867, de 2015 e Projeto de Lei n.º 193, de 2016 que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o "Programa Escola sem Partido" – estudo e encaminhamentos.

Autor: CME | Fonte: CME
7.ª RO