Conselho Municipal de Educação de Curitiba prepara seu I Fórum

    Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O I Forum do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto no Salão de Atos do Parque Barigui e debaterá a Educação Integral, seus desafios, seus limites e suas possibilidades, na perspectiva da efetivação de uma política pública necessária.

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, frente às demandas manifestas nos últimos anos referente à  Educação Integral no Município e território brasileiro, implantou, no ano de 2012, a Comissão Temporária de Educação Integral do CME, com o objetivo de elaborar proposta de Deliberação que fixe Princípios e Normas para a Educação Integral no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN.

Dentre as atribuições da Comissão, estabelecidas na Portaria CME n.º 9/2013, temos: a realização de estudos para aprofundar o conhecimento sobre a Educação Integral; a organização de quadro histórico/cronológico da legislação educacional pertinente ao tema; a elaboração de retrospectiva e análise das formas de atendimento da Educação Integral no Município de Curitiba; a elaboração e apresentação de proposta de Deliberação e de Parecer estabelecendo os Princípios e Normas para a Educação Integral no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN; a formulação de convite à representantes de segmentos da sociedade que manifestem compromisso com as políticas públicas educacionais, para participação em debates organizados pela Comissão; a organização de audiência pública para apresentar e ouvir as contribuições da sociedade.

A Comissão previu no Plano de Ação/2012-2014, a realização  de um Fórum para mobilizar segmentos da sociedade curitibana e debater sobre desafios, limites e possibilidades de ações que fomentem a implementação de uma política pública para a educação integral na cidade.

Nesse sentido, o Conselho Municipal de Educação de Curitiba, por meio das reflexões e discussões realizadas, busca levantar elementos que subsidiem a elaboração de proposta de Parecer e de Deliberação estabelecendo Princípios e Normas para a Educação Integral no SISMEN.

Dessas discussões resultou a criação de um Espaço para Debates, no CME, dando origem ao I Fórum do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, que apresenta para debate “A Educação Integral: seus desafios, seus limites e suas possibilidades, na perspectiva da efetivação de uma Política Pública Necessária”.

OBJETIVOS

     Debater sobre as políticas públicas de ampliação do tempo escolar no território brasileiro, frente à legislação vigente e demais documentos norteadores.
    Divulgar à comunidade escolar o trabalho desenvolvido pelo CME com respaldo nas discussões realizadas pela Comissão Temporária de Educação Integral.
     Oportunizar momentos de trocas de experiências e debates entre os palestrantes convidados e os segmentos participantes do evento.
       Subsidiar a Comissão Temporária de Educação Integral do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, na elaboração da Minuta do Parecer e da Deliberação, referentes ao tema.

CONTEÚDOS

    Políticas Públicas da Educação Integral.
    Concepções e práticas educativas contemporâneas da Educação Integral.
    O Currículo para a escola de Educação Integral.
    Desafios, limites e possibilidades para a Educação Integral com qualidade social.
    Diversidade cultural

PÚBLICO- ALVO

    Profissionais que atuam nas instituições de educação e ensino do SISMEN.
    Conselhos Municipais da Educação da Região Metropolitana de Curitiba.
    Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR.
    União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná – UNDIME.
    União dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná – UNCME.
    Profissionais que atuam nos Conselhos Tutelares.
    Pais de alunos.

CARGA HORÁRIA DO CURSO:  16 horas

INSCRIÇÃO

Cada segmento terá um número exato de vagas, com lista fechada de participantes. As inscrições deverão ser encaminhadas para o Núcleo ao qual sua unidade pertence, até 31/Jul/2014; outras informações poderão ser obtidas com Silvana e Lucimeri, pelos telefones (41) 3225-5306 ou (41) 3323-7451.

CERTIFICAÇÃO 

    Os Certificados de Participação para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, serão disponibilizados pela Coordenação de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME, pelo Portal Cidade do Conhecimento.
    Os Certificados de Participação para os demais participantes serão disponibilizados pela Coordenação do Evento, no dia 19/jul/2014, a partir das 14h.

PROGRAMAÇÃO

Data

Turno

Horário

 

18/08

Manhã

8h às 8h30min

Credenciamento e Café

8h30min às 9h

Apresentação cultural – escolas

9h às 10h

Cerimônia de Abertura

10h às 11h30min

Palestra de abertura: Verônica Branco - UFPR

Ampliação do tempo e do espaço escolar e as experiências do Estado do Paraná, na Educação Integral

11h30min às 12h

Debate

18/08

Tarde

14h às 14h30min

Apresentação cultural – escolas

14h30min às 15h

Apresentação de experiências pelas escolas de educação integral.

15h às 16:30h

Palestra: Diretora de Apoio à Gestão Educacional/DAGE/SEB/MEC, Professora Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde,

Formação de profissionais da educação acerca  educação integral

16:30 h às 17h

 Debate

19/08

Manhã

8h às 8h30min

Apresentação cultural – escolas

8h30min às 9h30min

Apresentação de experiências pelas escolas de educação integral.

9h30min às 11h

 

Palestra Miguel Gonzalez Arroyo- Universidade Federal de Minas Gerais

– O currículo na sua totalidade, para a escola de tempo integral, contemplando a diversidade cultural.

 

11h às 12h

Debate

19/08

Tarde

14h às 14h30min

Apresentação cultural – escolas

14h30min às 16h

Palestra: Jaqueline Moll - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abordagem das políticas públicas na perspectiva da implementação dos Programas de Educação Integral

16h às 16h30min

Debate

16h30min às 17h30min

Mesa com representantes do CME, da SME, da SEED/PR e do SINEPE.

17h30min às 18h

Debate

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME é o Órgão Normativo e a Secretaria Municipal de Educação é o Órgão Administrativo do Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN, e devem atuar em sintonia, numa parceria que tem como objetivo fundamental o aperfeiçoamento do processo educacional.

Autor: CME | Fonte: CME
00042307.png
I Fórum
1/1