Conselho Municipal de Educação de Curitiba faz ação no Outubro Rosa

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado em todo o mundo. O movimento nasceu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A história do Outubro Rosa tem início na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as brasileiras. Dados do Ministério da Saúde apontam que, anualmente, surgem cerca de 50 mil novos casos da doença no país. Em 2013, estima-se que o Brasil tenha registrado mais de 52 mil novos casos da doença. No entanto, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura da paciente.

No Brasil, o Outubro Rosa começou a ser celebrado em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Por aqui, além de uma vasta programação promovida por governos, empresas e organizações, o movimento é marcado pela iluminação rosa de fachadas de vários monumentos do país.

Na Prefeitura Municipal de Curitiba várias ações estão sendo fomentadas pela Secretaria de Recursos Humanos a partir do Programa RH Criativo.

No Conselho Municipal de Educação de Curitiba o Movimento também foi lembrado com a decoração rosa e a utilização da fita rosa, símbolo da Campanha.

Autor: CME | Fonte: CME