Conselho Municipal de Educação de Curitiba e Conselho Estadual de Educação discutem Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

A reunião aconteceu no dia 06 de abril na sede do Conselho Estadual de Educação do Paraná – CEE/PR e contou com as presenças de integrantes do  Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME, o presidente Maurício Pastor dos Santos, a secretária-geral Rosane Draghetti, as assessoras técnico-pedagógicas Vera Lúcia Bandeira, Vivian Siqueira Cézar e Silvana Mendes Schuindt e a coordenadora da Câmara de Ensino Fundamental, Mariza Andrade Silva; do Conselho Estadual de Educação estiveram presente, o presidente Dr. Oscar Alves e o Assessor Jurídico Dr. Evaristo Dias Mendes.

O tema em pauta foi o Regime de Colaboração, que prevê a regulamentação entre os Sistemas Estadual e Municipal, previsto na Constituição Federal em seus artigos 206, 211 e 214 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n. 9394/96.

O presidente do CEE/PR, Dr. Oscar Alves falou sobre os debates da instituição do Sistema Nacional de Educação e as nuances que envolvem o estabelecimento do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino Estaduais e Municipais.

Esta reunião resultou na formação de um Grupo de Trabalho – GT para a elaboração de possível ato normativo, que estabelecerá o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual de Ensino do Paraná e os municípios que tenham seus Sistemas de Ensino instituídos.

A próxima reunião para continuidade dos debates na perspectiva de instalação do Regime de Colaboração acontecerá no dia 20 de abril de 2017, na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME e contará com as presenças dos representantes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME e dos Conselhos Municipal e Estadual de Educação - CME e CEE/PR, com a seguinte pauta, “competência dos Sistemas Municipal e Estadual quanto ao credenciamento das escolas privadas que ofertam Educação Infantil e Ensino Fundamental na mesma instituição”.

Autor: CME | Fonte: CME
Reunião CEE e CME