Conselho Municipal da Educação de Curitiba realiza a 5.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno na Câmara Municipal de Curitiba

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O Conselho Municipal da Educação de Curitiba – CME realizou nos dias 6 e 7 de junho a 5.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno. Neste mês de junho a reunião da plenária aconteceu de forma diferenciada, com a 1.ª sessão sendo realizada na Câmara Municipal de Curitiba - CMC.

O objetivo da realização da reunião na CMC foi o de proporcionar, uma das reuniões do Pleno, em um espaço amplo, para que mais pessoas pudessem assistir a sessão e assim conhecer o CME e os encaminhamentos dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.

O presidente do Conselho, Maurício Pastor fez a abertura dos trabalhos agradecendo aos presentes, deu início ao primeiro item da pauta, a posse do conselheiro do segmento da CMC, Mauro José Ignácio, nomeado pelo Decreto Municipal n. 736, publicado no Diário Oficial do Município - DOM n. 87 de 10 de maio de 2017.

A seguir, fez a apresentação do Conselho, explicando suas funções, composição e importância enquanto instância colegiada e normativa que agrega diferentes segmentos.

Vários temas foram encaminhados nessa reunião, entre eles, o referendo do Pleno para a participação das conselheiras Daiane Veiga Czarneski de Oliveira, do segmento do Poder Executivo e Marina Felisberto, do segmento dos representantes dos Servidores da Educação – SISMUC, para a Comissão Coordenadora para Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Curitiba.

Nesta reunião houve o relato da assessora técnico-pedagógica do CME, Vera Bandeira que apresentou os resultados do II Fórum do CME de Curitiba, realizado em no dia 30 de maio, cujo tema abordou a Educação em Direitos Humanos e das coordenadoras das três Câmaras que integram o CME, Câmara de Ensino Fundamental, Câmara de Gestão do Sistema e Câmara de Educação Infantil fizeram o relato dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos.

A 2.ª e a 3.ª sessão aconteceram na sede do Conselho, no dia 7 de junho. Neste dia, entre os temas abordados, foi o referendo do pleno para os nomes das conselheiras Liana Márcia Justen e Eliana Mansano, ambas do segmento do Poder Executivo, para representarem o Conselho na Comissão de Construção das Diretrizes Municipais de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba - SME.

Os conselheiros foram informados: sobre o andamento do Conselho do FUNDEB e fizeram a indicação de um integrante de cada Câmara para o Grupo de Trabalho que analisará o relatório do CACS/FUNDEB de 2016; sobre a reunião com os coordenadores dos cursos de pedagogia do município de Curitiba, que será realizada no dia 13 de junho, para a escolha do representante do segmento das Instituições de Ensino Superior – IES para compor o CME; foi discutido também sobre: o Pacto Universitário; o Fórum Municipal de Educação e a apresentação dos livros recebidos pelo CME sobre Direitos Humanos, que foram solicitados para a UNESCO no Brasil.

Os conselheiros foram informados dos eventos em que o CME foi representado: formação para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do Paraná no Núcleo Regional de Educação Curitiba, no dia 18 de maio; lançamento do Programa Comunidade Escola na Escola Municipal CEI David Carneiro, com a presença do conselheiro João Batista dos Reis e da assessora técnico-pedagógica Vivian Cezar; e dos Encontros Estaduais da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME que ocorrerão em 2017.

No momento destinado às comissões, os coordenadores deram um parecer geral do andamento dos trabalhos das Comissões vigentes: Revisão do Regimento; Orçamento; Educação Especial; Comissão da EJA e a Comissão Análise de Processos de Credenciamento e Autorização de Funcionamento, que está em processo de estruturação.

A 3.ª sessão da 5.ª RO foi destinada a análise e discussão da proposta do novo Regimento Interno do CME.

Autor: CME | Fonte: CME
5.ª RO