Conselho Municipal da Educação de Curitiba finaliza curso de Formação para Conselheiros Municipais de Educação

    Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O Curso de Formação Continuada para conselheiros(as) municipais de educação teve início no dia 11 de agosto e finalização no dia 01 de dezembro de 2017. Realizado na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, totalizou uma carga horária de 32 horas, destas 24 presenciais e 8 à distância.

 

Essa formação foi destinada a capacitar conselheiros municipais de educação de Curitiba e Região Metropolitana e técnicos da Secretaria Municipal da Educação - SME, visando qualificar a atuação do conselheiro em relação à organização dos Sistemas de Ensino e dos Conselhos Municipais de Educação, às funções e atribuições do conselho, à legislação educacional e atos normativos, gestão democrática e autonomia e os mecanismos de financiamento e aplicação dos recursos destinados à educação, de modo a tornar os Conselhos Municipais de Educação instâncias efetivas de proposição, fiscalização e normatização das práticas educacionais.

 

O Curso atendeu a Ação 3 da Meta 8 do Plano de Metas (2016-2017) CME, que previa manter a oferta do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais da Educação, baseado no Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação ofertado na modalidade de Educação a Distância em 2013/2014.

 

O curso foi organizado da seguinte forma:

 

Dia 11.08

Prof.ª Doutora Maria Cristina Stival – CME.

Tema: Significado da autonomia dos Conselhos; Atuação do Conselho sobre a estrutura e o funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação.

 

Dia 01.09

Prof.ª Especialista Vera Lúcia Bandeira– CME.

Tema: A Estrutura dos atos normativos dos Conselhos de Educação

 

Dia 29/09/17

Prof.ª Especialista Rosane Terezinha Draghetti – CME.

Tema:  A legislação educacional oficial no âmbito das instituições normativas: Constituição Federal/1988 e LDBEN n. 9394/1996. 

 

Dia 20/11/17

Prof.º Doutor Oséias Santos de Oliveira – UTFPR / SME.

Tema: O papel da sociedade civil na gestão democrática, e competências dos Sistemas de Ensino na organização dos Conselhos Municipais de Educação.
 

Dia 22/11/17

Prof.ª Especialista Ana Lucia Rodrigues – Presidente da UNCME Paraná. 
Tema: Os segmentos representativos na composição do Conselho Municipal de Educação;  As funções e atribuições dos Conselhos Municipais; A incumbência dos Entes Federados para com a Educação Escolar; Os Conselhos Municipais de Educação no Estado do Paraná. 

 

Dia 01/12/2017

Prof.º Especialista Jacir Bombonato Machado

Tema: Os recursos do FUNDEB e os recursos de vinculação constitucional destinados à Educação.

 

No último dia os cursistas realizaram a avaliação sobre a relevância do curso, com relação aos conhecimentos adquiridos e o aprofundamento na prática.

 

Das 24 inscrições realizadas, 10 finalizaram o curso e terão direito a certificação pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Autor: CME | Fonte: CME
00162281.jpg
Finalização Curso de Conselheiros
1/9