As crianças do Pré 1 A participaram de propostas pedagógicas sobre a conscientização e os cuidados para evitar a dengue e combate do seu transmissor o Mosquito Aedes Aegypiti. Juntos escolhemos a frase que muitas crianças, principalmente, Davi e Daniel repetiam enquanto realizavam observações fora da sala, registros com desenhos e conversas entre eles comentavam: “Xô água parada ter a dengue não tá com nada”.
No espaço externo do CMEI foram recolhidos os lixos que o vento trouxe, vistoriamos todo o entorno em busca de água parada em possíveis lugares onde a fêmea desse mosquito pudesse colocar seus ovos. O lixo recolhido foi descartado pelas crianças nas lixeiras, com a sacola bem amarrada para o mosquito não entrar. As crianças conheceram um repelente natural contra mosquitos, a citronela, puderam sentir seu odor. Deixamos um ramo pendurado na sala, e em torno do CMEI com as crianças foram plantadas e identificadas algumas mudas deste repelente natural. Jamile, perguntou: “Será que já cresceu a raiz que a gente plantou pra acaba com o mosquito?” Referindo-se a citronela.
Para compartilhar as informações e descobertas sobre o mosquito Aedes Aegypti e alertar as famílias do perigo que representa, confeccionamos um painel na entrada da sala e um folder com todas as informações coletadas durante nossas aprendizagens e observações. Iago sugeriu a frase: “Esse mosquito é um perigo. É verdade ele não é amigo”.
No final do dia, durante a saída presenciamos a maioria das crianças compartilhando com os pais, familiares e responsáveis o que tinham feito, mostrando no folder a importância de combater esse mosquito, os pais ficaram encantados com o aprendizado e a maneira com que as crianças estavam compartilhando a proposta para combater o mosquito. Pré I A conta com a colaboração de todos para juntos acabar com esse mosquito.
Autor:
PRÉ l
|
Fonte:
PRÉ l