Consciência Negra

    Publicado por:  Idinilson Bonete

Durante a primeira semana do mês do Novembro, mês no qual se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, as professoras Jurema Tinin dos Santos e Márcia Martins Matos desenvolveram durante as aulas de arte, atividades sobre a diversidade cultural, valorizando a cultura afro-brasileira.

Com os alunos do primeiro ciclo foi realizada uma roda de conversa sobre o livro “O Cabelo de Lelê” da autora Valéria Belém, na qual os alunos tiveram a oportunidade de discutir questões como preconceito, valorização dos diferentes tipos de beleza e respeito ao próximo. Concluindo essa atividade os alunos produziram cartazes para serem expostos no pátio da Escola.

Os alunos do segundo ciclo produziram representações das “namoradeiras” , as namoradeiras são bonecas artesanais – cabeça, ombro, braço e busto – de diversos materiais e tamanhos que surgiram em Minas Gerais e logo se espalharam pelo Brasil, geralmente representam mulheres negras, com vestes coloridas, debruçadas sobre uma janela. Com isso os alunos puderam compreender o que é uma manifestação cultural, conhecer algumas dessas manifestações e a importância da valorização e respeito a  cultura afro-brasileira.

 

Dia Nacional da Consciência Negra 

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar ? até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. (Fonte: Wikipédia)

Autor: Idinilson Bonete | Fonte: CEI Carlos Drummond de Andrade, EM
00195377.jpg
Consciência Negra
1/9