Conhecer Para Prevenir: treinamento de incêndio com 300 estudantes da rede de ensino de Curitiba encerra atividades no ano

    Publicado por:  Maria Duarte

Mais de 300 estudantes da rede municipal de ensino participaram de um treinamento especial do Conhecer Para Prevenir (CPP), programa realizado pela Defesa Civil de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. No Centro de Treinamento de Combate a Incêndio, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, eles apagaram incêndio e aprenderam técnicas de primeiros socorros, além de assistir ao Teatro de Fantoches e conferir os talentos de Aysha, a border collie da Guarda Municipal.

Todas as unidades educacionais são contempladas pelas ações do CPP. Desde 2005, as atividades do programa envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes da rede municipal nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros, entre outros protocolos.

“Ao longo dos anos, este importante programa atua para preservar vidas. Cada detalhe é importante e pensado para proteger a Comunidade Escolar. A melhor prevenção é o comportamento de cada um”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Prevenção é muito importante. Os treinamentos constantes e atualizados garantem que todos saibam o que fazer em cada situação, seja uma invasão, um incêndio ou um enxame de abelhas na unidade”, completa o secretário da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Os estudantes adoraram a experiência. “É muito legal, já fizemos CPP na escola, mas aqui a sensação é mais real”, conta Kelly Ferreira, da Escola Municipal Júlio Moreira (bairro São Braz).

Eduarda Siqueira também aprendeu bastante. “Temos que tomar cuidado com os extintores”, explica.

Rede privada

As boas práticas e a experiência desenvolvidas pelo CPP estão sendo repassadas à rede particular de ensino desde o ano passado. Diversas instituições privadas já receberam o treinamento ministrado pelas equipes da Prefeitura de Curitiba.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, destaca que o resultado é muito positivo. “O CPP já está perfeitamente assimilado dentro da rede municipal, e todo esse know how está sendo repassado. Cuidados como onde guardar as chaves das portas e como usar os extintores são fundamentais”, pontuou Brandalize.

Para Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, um dos principais méritos do programa é formar multiplicadores. “Em casa com a família ou no bairro onde moram elas ajudam a repassar o que aprendem para os demais. Isso pode fazer toda a diferença na hora de ajudar alguém que engasgou, por exemplo”, relata Nelson.

Autor: SME | Fonte: SME
00457248.jpg
Rede municipal de ensino participaram de treinamento do Conhecer para Previnir, da Defesa Civil. Curitiba,11/12/2023. Foto: Luiz Costa/ SME.
1/2