Conhecer Para Prevenir: Prefeitura de Curitiba tem programa de treinamentos para casos de emergência

    Publicado por:  Maria Duarte

Segurança na rede municipal de ensino de Curitiba foi o tema abordado nesta terça-feira (11/4) na sessão plenária da Câmara Municipal. A convite dos vereadores, os secretários municipais Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito) e Maria Sílvia Bacila (Educação) falaram sobre patrulhamento preventivo, Muralha Digital e o programa Conhecer Para Prevenir (CPP), realizado em parceria pelas duas secretarias.

A Guarda Municipal faz rondas ostensivas e preventivas nas unidades da rede municipal de ensino e o monitoramento pela Muralha Digital, entre outras ações.

“Prevenção é muito importante e fazemos nossa lição de casa. Temos protocolos e pessoas preparadas”, disse o secretário da Defesa Social.

A secretária da Educação frisou a importância do CPP, que abrange todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede. Criado em 2005, o programa orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como incêndios, ataques de abelhas ou animais, tiroteios e vazamentos de gás, por exemplo.

“Os treinamentos do CPP são realizados com muita seriedade na nossa rede de ensino, nossos simulados são muito valorosos no papel de preservar a vida”, comentou Maria Sílvia.

As atividades do CPP envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes da rede municipal nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.

“Os profissionais são capacitados para executar e seguir planos de abandono do prédio, primeiros socorros, entre outras emergências”, acrescentou.

Patrícia Steger, mãe de estudante matriculado na Escola Municipal Cláudio Abramo (Pinheirinho), ficou muito satisfeita com as explanações.

“Fico mais tranquila, temos que saber o que é feito e conhecer os programas de prevenção é bem importante”, disse Patrícia.

Treinamento para a rede privada

As boas práticas e a experiência desenvolvida ao longo dos anos pelo CPP estão sendo repassadas à rede particular, desde o ano passado. Diversas instituições de ensino privada já receberam o treinamento ministrado pelas equipes da Prefeitura.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, destaca que o resultado é muito positivo.  “O CPP já está perfeitamente assimilado dentro da rede municipal, e todo esse know how está sendo repassado. Cuidados como onde guardar as chaves das portas, como usar os extintores são fundamentais”, pontuou Brandalize.

Para saber mais sobre o programa, acesse.

Autor: SME | Fonte: SME
00407918.jpg
CPP é tema de sessão plenária
1/1