CONHECER PARA PREVENIR DIFERENTE.

Publicado por:  Mere Helen Bezerra Rocha Alves

Projeto Conhecer para Prevenir (CPP) é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Educação (SME), com o intuito de instruir e preparar crianças, professores, funcionários e pais como devem agir em casos de acidentes ou eventos que envolvam abandono do prédio, incêndios ou inundações, por exemplo. Também orienta para a necessidade de permanência na unidade como em caso de tiroteios, invasões e outras situações de emergência. (https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/conhecer-para-prevenir/10342).

Em nosso CMEI, temos o plano de emergência onde ensinamos professores, funcionários e principalmente as crianças a participarem de Simulacros, estes que ensinam a “lidar” com situações adversas, desde enxame de abelhas, intrusão no CMEI e incêndio.

No primeiro semestre fizemos o simulacro de abandono do CMEI, as crianças aprenderam direitinho, capricharam na saída e disseminaram para as famílias os ensinamentos.

Foram postadas fotos nos grupos de pais (WhatsApp), além da informação e formação para as famílias se faz necessário contar o que aconteceu, pois, as crianças chegariam em casa contando que o “CMEI pegou fogo” ...

Uma das mães, Erica Possoli que tem sua criança Heloise Possoli Hense no Pré II A é bombeira civil na Empresa VEPER, ficou muito feliz com a ação e se disponibilizou a vir no CMEI fazer uma fala com as crianças e mostrar a roupa de bombeiro.

O resultado? Uma manhã de muita aprendizagem, reforçar que não pode mexer com faca, fogo, mexer em material de limpeza foram os tópicos abordados, de uma maneira diferenciada e divertida e cheia de contribuição dos pequenos das turmas dos PRÉS I E II turmas A e B.

Erica nossa bombeira civil foi aplaudida, mas quando colocou o capacete de combate a incêndio, as crianças foram ao delírio, termos como “ela parece um transformer” ou “que massaaaaaaaaaaaa” foram que ficaram marcados, nem tanto como as ações de proatividade dessa Mamãe querida que deu muito orgulho para sua filhota, fazendo os olhinhos brilharem.

Nossos agradecimentos à Erica, a Jeany do Marketing e ao Grupo VEPER por tornar nossa manhã alegre e com muito conhecimento.

Autor: MERE HELEN BEZERRA ROCHA ALVES | Fonte: CMEI MORADIAS OLINDA
Erica Bombeira Civil do Grupo VEPER e mãe da criança Heloise do Pré II A.