A professora de Ensino Religioso Thalita Gambeta está desenvolvendo uma seqüência de atividades dentro do projeto: "Quem eu sou? Conhecendo a mim, respeito o outro".
Como disparador para uma roda de conversa cada criança pesquisou com sua família o significado e a história da escolha do próprio nome. Muitas crianças não conheciam esta fonte primordial para construção da identidade que é o nome. A pesquisa realizada em casa teve como objetivo uma reflexão acerca das histórias pessoais.
Como registro os estudantes escreveram o nome e significado dele dentro de um coração que formou uma linda árvore exposta no corredor da escola. A ideia é que cada criança reconheça virtudes e dificuldades, num processo de autoconhecimento. A pessoa que conhece a si mesmo compreende a condição humana que vive, e passa a respeitar e valorizar o outro.
O desejo da professora nesta disciplina é a vivência da cultura da paz na escola! Sócrates, pai da filosofia, há tempos atrás já nos deu a dica: "Conhece-te a ti mesmo".
Autor:
Anísio Teixeira, EM
|
Fonte:
Marilia Costa Jordão