Conhecendo e explorando o Espaço Externo com o Berçário II

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

O periodo de adaptação das crianças, inclusive dos bebês, é essencial para que eles possam ter segurança no ambiente em que vão passar o seu dia a dia e confiança nas professoras em que terão contato durante todo o ano. Passando esse período, onde eles já reconhecem sua sala dentro do CMEI e se sentem seguros nela, é hora de leva-los a encarar novos desafios.

Foi pensando nisso que as professoras da turma do Berçário II propuseram um passeio para as crianças conhecerem a área externa do CMEI, explorando-a da sua maneira.

Num primeiro momento as crianças conheceram o parque da unidade, que fica nos fundos e dá vista para o solário da sala deles. As professoras colocaram vários brinquedos em cima de um tecido na grama, e enquanto alguns colegas ficaram ali brincando, outros exploraram todo o espaço livremente, e até colegas de outras turmas que estavam brincando no parque puderam participar da brincadeira se integrando com as demais crianças que estavam ali conhecendo pela primeira vez aquele ambiente.

Já no segundo momento as crianças puderam ir até a frente do CMEI, andando pelo corredor e passando pela frente das salas das crianças maiores, onde geralmente passam com os pais na hora da entrada e saída, para explorar melhor aquele ambiente. Os que já andavam aproveitaram para brincar correndo, pulando, subindo e descendo as rampas e escadas, sempre com o olhar atento das professoras.

Essa proposta foi muito importante para as crianças se sentirem mais seguras dentro da unidade, conhecendo cada ambiente no qual ela também pertence, e ao mesmo tempo, sentindo que há muito o que explorar além da sala onde passam a maior parte do dia.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Adamari, Joicikelly e Rosane
00062677.jpg
Espaço externo Berçário II
1/39