Conhecendo e experimentando a arte das pêssankas

    Publicado por:  Lucimar Biassio

No decorrer da semana de 11 de abril, trouxemos para as crianças de forma lúdica, um pouco sobre a cultura do povo ucraniano, a arte dos ovos pêssankas. Com a colaboração das famílias, arrecadamos muitas cascas de ovos e as crianças puderam explorar e criar sua arte com espontaneidade, também perceberam que precisavam de muita delicadeza para a casca do ovo não se quebrar.

         Os ovos pêssankas, é uma forma de presentear pessoas especiais, desejando a elas vida nova, energias positivas e prosperidade. Além de todo o contexto histórico e cultural dos Ucranianos.

De acordo com a fundação Cultural de Curitiba, em 26 de outubro de 1995 foi inaugurado, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes, o Memorial da Imigração Ucraniana, localizado dentro do Parque Tingüi, é um tributo à contribuição desse povo à cultura do Estado.  O Memorial possui um palco e uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk.

Aproveitando a ocasião tivemos na quinta-feira do dia 14/04 um momento de confraternização com as crianças, no qual foi oferecido frutas variadas, e as crianças puderam sentir sabores, texturas, e brincar com as cores. Estimulando a alimentação saudável, e priorizando ações que prezem pelo tempo em família, pois, o simples pode ser extraordinário se compartilhado com quem amamos. 

Um agradecimento especial aos pais do conselho que participaram e nos ajudaram a realizar esse momento.

        

Autor: Lucimar Biassio | Fonte: CMEI Sonho de Criança
00341184.jpg
pêssankas
1/11