Conhecendo e aprendendo mais!!!

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

Conhecimento, aprendizagem e encantamento

O que pensar de uma cultura tão diferente?

Envolvidos pela religiosidade  e interessados no símbolo da cultural local da Ucrânia  – a pêssanka – alunos do 5º ano C da Escola M. Profª. Rejane, visitam o Memorial Ucraniano em Curitiba para aprimorar seus conhecimentos e se encantar com tão graciosa etnia, acompanhados pela professora Viviani de Fátima Glok e professor Juan Costa.

Por meio do projeto Linhas do Conhecimento, os alunos realizaram uma aula de campo no local – Memorial Ucraniano – Muita história para conhecer. Fomos recepcionados pela professora Ana Cristina Zanon do projeto Linhas.

Um pouco da História.

A Ucrânia  é um país da Europa e é considerada o " celeiro da Europa" devido à fertilidade de suas terras.

A religião dominante é o cristianismo, que influenciou fortemente a arquitetura, a literatura e a música do país.

No fim do século 19, muitos ucranianos fugiram do país que estava dividido pelo domínio dos czares russos e dos imperadores austro-húngaros. Nessa busca por abrigo fora da Europa, que muitos chegaram no Brasil. Apesar de não haver estimativas oficiais, calcula-se que cerca de 20 mil vieram para cá e grande parte se instalou em Curitiba. Estabeleceram-se no Campo da Galícia e foram expandindo suas propriedades ao longo da atual Avenida Cândido Hartmann e por todo o bairro do Bigorrilho.

Reproduziram em Curitiba seus costumes religiosos e culturais, valores que se destacaram na sua contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Memorial Ucraniano

Inaugurado em 1995, está localizado no Parque Tingui, em Curitiba, para celebrar a imigração dos Ucranianos para esta região.

No memorial, foram construídas  réplicas de edificações que mostram o estilo típico da arquitetura dos imigrantes. A principal atração é uma réplica da mais antiga igreja ucraniana de São Miguel Arcanjo da Serra do Tigre, situada na cidade de Mallet, no interior do Paraná. Uma exposição de pêssankas e outros objetos relacionados aos imigrantes está permanentemente aberta no local, podendo ser visitada gratuitamente.

O envolvimento

Durante a visita, os alunos ficaram encantados com a arquitetura, descobriram o significado da pêssanka, da Babúcia e dos símbolos religiosos que ali foram apreciados. A professora Ana mediou todo o trajeto no Memorial, explanando sobre a cultura, a religião e demais dúvidas dos alunos.

Nas aulas de ensino religioso e informática na escola, sob orientação da profª. Viviani de Fátima Glok, assistiram um vídeo explicativo sobre o Memorial, pesquisaram na internet sobre a cultura e preencheram fichas com dados sobre o Memorial durante a visita.

Felipi de 9 anos relata que as construções parecem encaixes, uma peça se encaixa na outra. Já Eric, 9 anos, percebe que na igreja a pregos nos encaixes e a profª. Ana explica que é por causa da estrutura grande, por isso a necessidade de pregos.

Yasmin ressalta que o Memorial é longe do nosso bairro, mas compensa a visita, pois é muito lindo.

Ainda há muito o que conhecer e fazer, surpresas nas próximas aulas eles vão ter.  

                      Texto: Profª Viviani de Fátima Glok
Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Viviani de Fátima Glok
00184246.jpg
Aula de campo no memorial - pêssanka
1/13