Conhecendo as nascentes do Rio Belém

    Publicado por:  Alessandra Keli Coelho

Conhecendo as nascentes do Belém...

Tudo começou com o curso de Geografia feito pela professora Walquíria na PMC: Visita ao Setor Histórico. “Foi solicitado que olhássemos e apresentássemos o entorno da escola aos nossos alunos.”

Como a professora Walquiria é moradora antiga do Bairro Boqueirão, sabia da existência de algumas nascentes de um córrego que cruza a Rua Profº João Soares Barcelos que desemboca no Rio Belém.

Foi surpreendente descobrir que quase não existem mais nascentes catalogadas deste córrego em nosso bairro, segundo pesquisa no IPUC isso ocorre devido a construção urbana e o mal uso do solo.

Construímos um gancho em Ciências, uma vez que a professora Walquiria dá aula desta disciplina para os quartos anos. Junto com o 4º ano A iniciou-se o trabalho. A turma foi visitar a Praça Menonitas e aproveitou para explorar o entorna da Escola Municipal Nivaldo Braga, além de estudar a água e o solo que são conteúdos da disciplina.

O projeto ganhou espaço dentro da sala de aula com a professora Flávia, regente da turma, que valoriza a conservação do ambiente dentro e fora de sala de aula, onde no pátio de entrada os alunos do 4º ano A revitalizaram o jardim da escola, além de terem plantado uma árvore nativa na área verde da escola.

O projeto foi apresentado na Feira de Ciências, onde foi exposto os estudos do solo e da água do Bairro Boqueirão e a transformação do meio ambiente através de fotos trazidas pelos alunos.

Depois de muita pesquisa, atividades, as professoras notaram a curiosidade por parte dos alunos em saber de onde vem o rio, qual seu trajeto. Queriam sair de imagens e mapas vistos em sala de aula e partir para uma aula de campo. Então, a professora Flávia, juntamente com a equipe pedagógica, elaboraram um projeto e solicitaram um ônibus.

E lá fomos nós visitar um importante parque de preservação das nascentes do Rio Belém. Todos estavam bastante ansiosos para chegar. Afinal, o Bairro Cachoeira não é nada perto do Bairro Boqueirão, são, aproximadamente, sessenta minutos até finalmente chegar finalmente ao destino.

A experiência foi fantástica durante o trajeto de ônibus, pois passamos por pontos turísticos que a maioria dos alunos não conhecia, como a Prefeitura, o Palácio Iguaçu, o Shopping Muller, o Parque São Lorenço e isso deixou nossos alunos encantados, mas quando finalmente chegamos ao Parque Das Nascentes do Belém, foi um “Oh!” Foi incrível ver como os alunos se interessaram em observar a nascente, ou melhor, o lago que ela forma e também perceberem a beleza do lugar, com uma vegetação preservada para proteger a nascente. Isso fez com que eles vissem claramente o que foi mencionado nas aulas de Ciências e de Geografia, quando trabalhamos a importância de se preservar o solo e a vegetação que estão ao redor das nascentes de um rio.

Fechamos nossa exploração com uma passada rápida no Parque da Barrerinha que fica próximo do Parque das nascentes do Belém. Foi outra experiência incrível.

Como esse projeto foi muito produtivo, já estamos nos organizando para repetir no ano que vem e estender nossa exploração em outros lugares de Curitiba.

Para os alunos fica a pergunta: O que esperamos para nossa escola, nosso bairro, nossa cidade daqui à 10 anos?

Professoras Flávia e Walquiria

Autor: Nivaldo Braga, EM | Fonte: Professoras Flávia e Walquíria
00086671.jpg
Nossa aula de hoje...
1/8