Conhecendo a semente da Araucária

    Publicado por:  Dayanne Fabrili Gomes de O. Adams Evangelista

Que é Curitiba todo mundo já sabe. Que está frio e o inverno está chegando, também! Mas por que não apreciar o que temos de melhor em nossa cultura?

E foi isto o que aconteceu...

Abordando as áreas de formação humana naturais e sociais, a professora Wilma de Fátima, da turma do Pré I fez uma interessante e saborosa roda de conversa com as crianças.

Na manhã de ontem, dia 10 de maio de 2016, a professora Wilma trouxe uma pinha bem grande para a sala, e em roda de conversa explorou o processo investigativo com as crianças: - O que era aquilo? Quem já tinha visto? Após o levantamento de hipóteses, mostrou uma pinha em flor (no início de crescimento). Esta foi uma pista mais conhecida pelas crianças, que permitiu que elas dissessem o que era.

A maior surpresa veio quando a grande pinha foi aberta e dentro se encontraram os lindos pinhões: a semente da Araucária. Por meio de imagens a professora também mostrou para as crianças como é esta árvore, perguntou quem já tinha comido pinhão e maioria demonstrou que sim. Explicou também que esta era uma árvore comum em nossa região e está na bandeira da nossa cidade.

Depois de uma roda de conversa tão gostosa, a professora preparou o pinhão, apresentando para as crianças um dos sabores da nossa região, da nossa linda Curitiba. E é claro que elas amaram. Saíram do CMEI com novos conhecimentos e um repertório de novos sabores!
 

Autor: Sonho de Criança, CMEI | Fonte: Dayanne Adams Evangelista
00110288.jpg
pinhão
1/10