Conhecendo a Prefeitura

    Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

           

               O dia 15 de setembro marcou o retorno de uma importante rota de campo do Programa Linhas do Conhecimento, o Conhecendo a Prefeitura. Apesar da garoa, os estudantes da Escola Municipal Leonor Castellano, da regional Boqueirão e da Escola Municipal São Miguel, do CIC, tiveram cultivado o seu sentimento de pertencimento a cidade e sua criatividade. Ao final das atividades, as crianças tiveram um encontro com o Prefeito Rafael Greca, com o vice Eduardo Pimentel, no período da manhã, e com a Secretária Municipal da Educação, Profª. Maria Sílvia Bacila.

                A aula de campo no entorno e no interior da prefeitura é um riquíssimo contato com a cidade, suas raízes e sua identidade cultural. Os estudantes tem a oportunidade de conhecer o gabinete do prefeito, são imersos na história do Palacio 29 de março, das construções ao redor e das expressões da cultura paranista nos petit-pavès, esculturas e obras artísticas.

                Nesta edição, as calçadas de petit-pavès ganharam uma atenção especial. Com a comemoração do Dia do Mão na massa, os estudantes foram desafiados a assumir o papel de inventores de uma calçada do futuro, construindo uma nova identidade visual e usando toda sua criatividade para dar uma nova funcionalidade a ela. Foram construídas calçadas musicais, que geram energia elétrica, calçadas de conforto térmico, calçadas que auxiliam a policia na segurança, entre outras.

 

O que encontramos na rota Conhecendo a Prefeitura?

O Palácio 29 de Março, que abriga a sede da Prefeitura de Curitiba desde 1969, recebeu esse nome em homenagem a data da fundação da cidade. Projetado por Rubens Meister, o prédio fica no Centro Cívico, bairro onde também estão instalados alguns dos principais órgãos administrativos municipais e estaduais (como a Assembleia Legislativa Estadual e o Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual). Ao participar de uma visita mediada pelo Programa Linhas do Conhecimento à Prefeitura, os estudantes conhecerão o entorno do Palácio 29 de Março e um pouco da história do Centro Cívico, além de poder fazer uma visita ao Gabinete do Prefeito de nossa cidade.

               

Dia mão na massa

No Dia do Mão na Massa, professores e alunos são incentivados a trabalharem juntos em atividades que estimulem a autoria, construção e liberdade criativa, de forma remota ou presencial, na sala de aula, em outros locais da escola ou em ambientes não formais de educação.

 

Autor: Programa Linhas do Conhecimento | Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
00374037.jpg
Programa Linhas do Conhecimento
1/10