Conhecendo a Prefeitura EM Ana Hella - Programa Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

Em agosto, a Professora Natacha da EM Ana Hella se inscreveu no Programa Linhas do Conhecimento para participar de uma aula de campo “Conhecendo a Prefeitura”. A proposta leva os estudantes ao Centro Cívico, bairro no qual a Prefeitura Municipal de Curitiba está localizada e oportuniza uma aula de campo que ilustra alguns pontos da história de Curitiba.

Mediados pelas professoras do Linhas do Conhecimento, as crianças conheceram um pouco sobre a história do bairro e do Palácio 29 de Março, atual  sede da Prefeitura Municipal de Curitiba.  Observaram as rosáceas de pinhão, no chão (petit-pavê) e nas janelas do Palácio, as luminárias de modelo republicano, que nos remetem à cidade de Curitiba de antigamente, a obra da artista plástica Marília Kranz, composta por azulejos e que ilustra a fachada do Palácio, a escultura de uma onça “Luar do Sertão”, do artista plástico paranaense, João Turim. Conheceram uma árvore pau-brasil, imune ao corte, e aprenderam sobre o significado do termo. Além de observarem o espaço no qual é ofertado serviços de atendimento público.

Depois de tantas aprendizagens ilustradas por obras de arte que contam a história da nossa cidade, no Salão Brasil, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de jogos diversos, ouvir histórias e conversar com a Secretária da Educação, Maria Silvia Bacila.

Como retorno, a professora Natacha enviou as fotos que tirou e agradeceu imensamente a oportunidade de participar com seus alunos. Escreveu sobre a riqueza do conteúdo e mostrou, por fotos, a continuidade do trabalho, por meio da dobradura do pinhão, que compõe as rosáceas encontradas nas calçadas de petit-pavê.

O Programa Linhas do Conhecimento qualificando ainda mais o currículo, por meio de aulas de campo.

Autor: Sandra Regina Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: Professora Natacha EM Ana Hella
00245042.jpg
Conhecendo a Prefeitura_Ana Hella
1/21