Conhecendo a minhoca

    Publicado por:  Andreia Correa de Azevedo

Sabemos que a exploração do espaço, a aproximação com a natureza, se constituem em experiências necessárias para o desenvolvimento infantil. O contato com pequenos animais como formigas, tatus-bola, tartarugas, coelhos , passarinhos e minhocas pode  proporcionar grande aprendizado  por meio de atividades que envolvam a observação, a troca de ideias entre as crianças, o cuidado, a imaginação a criatividade entre outros.     

Baseado nesses preceitos educativos, as professoras pro Pré I A Vergínia Aparecida Ianses,  Ivone Silva Costa e Valdirene Aparecida Alves do CMEI Jardim Alegre, ao cantar  a música da minhoca  com as crianças,  notou-se o interesse deles por este animal. Houve então um questionamento por parte das professoras “O que é uma minhoca? Vocês conhecem minhoca? Como é o corpo de uma minhoca?”. Percebendo que as crianças não tinham propriedade das respostas e nem ideia do que era uma minhoca viu-se a necessidade de pesquisar junto com a turma o modo de vida desses animaizinhos, onde ela mora, o que ela come e outras informações. Dessa forma foi elaborada a sequência didática “construindo o minhocário” e solicitado a colaboração da família para que pesquisassem algumas curiosidades sobre as minhocas, a fim de participarem do ensino aprendizagem de seus filhos.

A minhoca tem uma vida que pode atingir até 16 anos. Hoje as minhocas são empregadas na indústria farmacêutica para a produção de remédios, contra doenças como: hipertensão, asma, bronquite, doença da pele. Também são importantes na redução do impacto ambiental, e no volume do lixo, pois a utilização da minhoca para a fertilização do solo é a mais conhecida.

Realizou-se em seguida outra rica proposta pedagógica, uma visita previamente agendada a casa de uma criança da turma onde foi possível conhecer a “A casa das minhocas”. Uma mostra foi retirada, levado para uma roda de conversa, e colocada junto com a turma no minhocário construído pelas crianças. Essa construção foi feita com muito entusiasmo e cada item foi colocado no minhocário e comemorado com muita alegria.

Autor: Luciana Fernandes de Souza | Fonte: CMEI Jardim Alegre
00133157.jpg
Pré I A - minhoca
1/17