Conheça a Cidade Submersa no Mar Mediterrâneo

    Publicado por:  Priscila Regina Faria Rocha

De acordo com Heródoto, um geógrafo e historiador grego nascido no século V a.C, havia uma cidade extraordinariamente rica, visitada por Helena de Troia e Paris, chamada Heracleion. Cidade esta que, de acordo com antigos historiadores gregos, abrigava um templo em honra ao deus Hércules (para os gregos, filho de Zeus), já que foi onde ele pisou pela primeira vez ao chegar no Egito.

Abrigando o principal porto do Egito por quase um século, a cidade começou a afundar lentamente, até que suas construções caíram na água, ficando totalmente submersa por volta do século VIII.

Heracleion foi considera uma lenda por séculos. Por mais que existissem relatos a respeito em inscrições e textos da época, exploradores e arqueólogos contemporâneos jamais haviam encontrado sequer um mero vestígio que comprovasse a existência de tal cidade. Porém, nos anos 2000, o arqueólogo subaquático Franck Goddio e o Instituto Europeu de Arqueologia Marítima, redescobriram a cidade no Mediterrâneo, próximo a Alexandria.

A expedição trouxe novamente a superfície ruínas de templos, cacos de cerâmica, joias preciosas, moedas, lampiões a óleo, bustos, entre outros objetos que, aos poucos, desvendam os mistérios ocultados por cerca de 1200 anos.

 

Visite o site: https://www.franckgoddio.org/projects/sunken-civilizations/heracleion.html

Fonte: Click Museus

Autor: Priscila Faria | Fonte: Click Museus
00305353.jpg
Heracleion
1/5