CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA - 2023 ETAPA MUNICIPAL - CONAEE 2024

    Publicado por:  Maria Duarte

CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA – 2023 ETAPA MUNICIPAL – CONAEE 2024

A Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Curitiba foi realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como principal objetivo, promover um espaço democrático de interlocução e diálogo e de preservação da qualidade social da Educação para que diferentes segmentos possam participar do desenvolvimento da Educação.

A Conferência, organizada pelo Fórum Municipal de Educação, tem caráter deliberativo e apresentou um conjunto de propostas/emendas que foram encaminhadas para a Etapa Estadual, tendo como objeto de suas discussões o Documento Referência da CONAEE2024, produzido pelo Fórum Nacional de Educação, com o tema: “PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (2024-2034): POLÍTICA DE ESTADO PARA A GARANTIA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO, COM JUSTIÇA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL SUSTENTÁVEL”.

A Etapa Municipal contou com 360 inscritos envolvendo segmentos educacionais, com a participação de gestores(as) da educação pública e privada, trabalhadores(as) da educação pública e privada, conselheiros(as) municipais, pais, mães ou responsáveis legais de estudantes e estudantes da Educação Básica, do Ensino Superior e da Educação Profissional. Participaram também setores sociais, como Movimentos Sociais em Defesa da Educação, de Pessoas com Deficiência, de Negro/a, de Afirmação de Gênero e de Afirmação da Diversidade Sexual, Centrais Sindicais, Órgãos de Fiscalização e Controle, Entidades de Pesquisa em Educação, Federação dos Empresários e Sistema S e Órgãos Colegiados Normativos: Câmara Municipal de Vereadores.

O resultado das discussões realizadas na Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Curitiba estão disponíveis na página do Fórum Municipal de Educação.

Confira também o vídeo, que apresenta de maneira fidedigna a organização e encaminhamentos realizados durante a Conferência.

 

Autor: SME | Fonte: SME