Conferência em Curitiba abre espaço democrático para debates

    Publicado por:  Maria Duarte

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14/11), representantes da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Profissional, órgãos públicos, setores sociais, centrais sindicais, órgãos de fiscalização, entidades de pesquisa e empresários estão reunidos na Conferência Municipal Extraordinária de Educação de Curitiba, realizada na PUC-PR.

A organização é do Fórum Municipal de Educação. Os temas são gestão democrática, colaboração e cooperação federativa para enfrentamento das desigualdades e a garantia de direitos educacionais, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Esta etapa é preparatória para as etapas estadual e nacional. A Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conaee) será realizada de 28 a 30 janeiro de 2024, em Brasília (DF). A conferência foi convocada pelo Governo Federal em caráter extraordinário para elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que terá vigência de 2024-2034.

A Conferência Nacional Extraordinária de Educação - CONAEE tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do PNE vigente, subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), com o propósito de fortalecer a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas. No Brasil, registra-se a realização da Conferência Nacional de Educação Básica (CONEB) em  2008 e a primeira CONAE em 2010, tendo sua realização de 4 em 4 anos.

“É muito importante que os curitibanos participem dessa etapa, para termos uma discussão madura a ser levadas às conferências estadual e nacional”, disse a secretária Maria Sílvia Bacila, na abertura do encontro.

Na palestra, a secretária abordou o tema Plano Nacional de Educação - PNE (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável.

O primeiro dia de evento contou com uma apresentação do Coral dos Estudantes da Escola Municipal do CAIC Bairro Novo, com a participação da maestrina Natália Bueno de Mello.

Assista ao vídeo.

Autor: SME | Fonte: SME
00451225.jpg
Evento é realizado na PUC-PR. (Foto: Luiz Costa)
1/3