Concurso de Poemas: Brincadeiras das Crianças Curitibanas - Encontro com os Poetas

Publicado por:  Mere Helen Bezerra Rocha Alves

Dia 06 de setembro foi o dia em que os estudantes do 5º ano da E.M. Batel, foram ao encontro com os poetas curitibanos, Adélia Wollner, Nei Garcez e Madalena Ferrante Pizzatto no Salão Azul da Prefeitura Municipal de Curitiba. Ao participarem do concurso de poemas através do Programa Linhas do Conhecimento, com o tema, brincadeiras das crianças curitibanas, desenvolveram junto com sua professora regente Gabriele um poema em que falava dos Direitos Humanos, em especial das crianças.

Antes de conhecer os poetas, foram fazer uma aula de campo no entorno da Prefeitura, foram ver de perto a árvore imune ao corte, Pau-Brasil, um pouco de história sobre a rua Cândido de Abreu, o Bairro Centro Cívico e também o Palácio 29 de março.

Nas oficinas com os poetas,aprenderam um pouco mais sobre rimas, como montar poemas e a importância da leitura para desenvolver e aguçar a criatividade na hora da escrita dos poemas,  uma contação de história pela Bruxa Leila e jogos que envolviam a formação de rimas, montagem de quebra-cabeças sobre obras de artes e é claro um cantinho da leitura, porque um bom poeta lê muito tanto quanto escreve.

Ao final da tarde foram recebidos pelo Prefeito Rafael Greca de Macedo, a primeira Dama Margarita Sansone e pela Secretaria Municipal de Educação Maria Silvia Bacila, conheceram o gabinete do prefeito e tiveram a oportunidade de mostrar seu belo poema.

O aluno Mateus, disse que precisava contar ao prefeito que este havia pego no colo seu pai, foi contou, tirou uma foto e recebeu um abraço do Prefeito que pediu para ser repassado ao pai do estudante.

Foi um tarde gratificante para todos, com aprendizado e oportunidade de conhecer mais um espaço da cidade de Curitiba, através do Programa Linhas do Conhecimento.

Autor: Mere Helen Bezerra Rocha Alves | Fonte: NRE- Matriz
Encontro com Poetas - E.M. Batel