Concurso de Mascotes do Programa Conhecer Para Prevenir - NRE Boa Vista

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

O Núcleo Regional da Educação e o Núcleo Regional de Defesa Social Boa Vista, realizaram na quarta-feira (11/06), na Escola Municipal Duílio Calderari, a premiação do Concurso de Mascotes do Programa Conhecer Para Prevenir - Regional Boa Vista 2014.

Com o intuito de ampliar e disseminar ainda mais as ações do Programa Conhecer Para Prevenir, todos os núcleos escolheram mascotes para representar suas regionais e para enfatizar a importância do desenvolvimento do programa.

A Regional Boa Vista elegeu como mascote a formiga, por se tratar de um animal forte, organizado e que trabalha sempre em equipe, qualidades essenciais para o bom desenvolvimento do programa em todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino.

Neste ano, foi lançado um concurso destinado aos estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, com o intuito de gerar maior envolvimento das unidades nas ações promovidas pelo programa e de promoção da reflexão sobre a importância da cultura de prevenção no cotidiano da sociedade.

O concurso consistiu na criação do nome e da justificativa dessa escolha para que represente oficialmente a regional a qual pertence, visando à prática de atividades e à criatividade dos estudantes das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino, sobretudo, desenvolvendo nas crianças e nos adolescentes o conhecimento sobre defesa civil, suas ações e formas de prevenção de desastres.

Após grande participação dos alunos e da difícil escolha por parte da comissão organizadora, o nome ganhador do concurso foi Formitiba, que quer dizer: “formiga de Curitiba, que conhece e previne incêndios nas escolas municipais.” A criadora da mascote foi a aluna Amaris Ladino Evaristo do 3º ano B, da Escola Municipal Duílio Calderari, que recebeu o prêmio juntamente com sua professora, Andrea Viana Gonçalves.

O evento contou com a participação do superintendente executivo da SME, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, do representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Pedro Ioungblood, da chefe do NRE-BV, Izabel Maria da Silva de Lima, do chefe do NRDS-BV, Inspetor José Carlos Fantinato, e demais representantes das secretarias envolvidas, além da presença de pais, estudantes e membros da comunidade escolar.

O Conhecer Para Prevenir é desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais da Educação (SME) e Defesa Social (SMDS) e tem como principal objetivo inserir noções de defesa civil na educação, bem como implementar práticas e bons hábitos de autoproteção nas Escolas, CMEIs, CMAE, Unidades de Educação Integral, nos lares e comunidades na qual nossas crianças estão inseridas.

O Programa teve início na Regional Boa Vista em 2007, e atualmente conta com 30 unidades com o programa em desenvolvimento e 12 unidades em processo de implantação neste ano, atingindo desde então 9800 alunos e 38400 familiares e membros das comunidades.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista
00040158.jpg
Concurso de Mascotes - Conhecer Para Prevenir
1/12