Concerto emociona estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Publicado por:  Káthia Leal Cicarelli Neiva Vieira

Começou na noite desta quinta-feira (27), na Escola Municipal Joaquim Távora, na CIC, a temporada 2017 do projeto A Orquestra vai à Escola, parceria da Secretaria Municipal da Educação com a Camerata da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A apresentação faz parte de Cultura em Movimento, iniciativa da Secretaria Municipal da Educação para ampliar o repertório cultural na comunidade escolar.

A parceria com a UTFPR leva música ao vivo para estudantes da unidade e moradores da região por meio de repertórios didáticos. A iniciativa promoveu a interação entre os músicos e o público.

A noite fria não foi obstáculo para cerca de 100 pessoas apreciarem o grupo de cordas (violinos, violas, violoncelo e contrabaixo), formado por 22 músicos e pelo regente Enaldo Oliveira. Durante 50 minutos, adultos e crianças ouviram em completo silêncio temas dos sucessos do cinema Guerra nas Estrelas, Rei Leão, Jurassic Park, Piratas do Caribe e Titanic.

A execução das peças foi entremeada por explicações sobre cada filme, além de brincadeiras e exercícios musicais propostos à plateia pelo maestro. “É uma experiência didática valorosa, emocionante, porque promove a interação com o público sobre a música, os instrumentos e como acontece o trabalho conjunto do nosso grupo. Gostaríamos de ter mais espaço na agenda da camerata para levar nossa música a mais escolas”, disse Oliveira, destacando o caráter didático das apresentações, dirigidas ao trabalho de formação de plateia.

Com lágrima nos olhos

A proposta da Camerata da UTFPR foi correspondida pelo público. Foi o caso da auxiliar de limpeza e estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola, Jurema de Fátima Miranda, que chegou ao fim do concerto com lágrimas nos olhos. “Estou emocionada. É tudo muito lindo: a música, eles tocando, os instrumentos. Nem sei dizer direito o que estou sentindo”, declarou ela.

A assistente de logística Marineia Ançay e sua filha, Yasmim Ançay Silva, de apenas 5 anos, acompanharam toda a apresentação. A menina estuda na Escola Municipal Joaquim Távora. “Minha filha faz teatro, balé e, futuramente, pode se interessar pelo violão. Faço questão de oferecer esse tipo de programação para ela e achei a oportunidade aqui na escola muito boa”, avaliou.

Agenda

As próximas escolas municipais a receber a Camerata da UTFPR serão Dona Pompília, no Tatuquara, dia 18 de maio; Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na CIC, em 30 de junho; Germano Paciornik, no Boqueirão, dia 24 de agosto; Guilherme Lacerda Braga Sobrinho (Caic Bairro Novo), no Sítio Cercado, em 19 de outubro; e Papa João XXIII, no Portão, em 23 de novembro.

Com exceção da Escola Nossa Senhora da Luz, onde o concerto será à tarde e fará parte das comemorações pelo aniversário da unidade, as demais apresentações estão programadas para começar às 19h30.

Autor: Educação de Jovens e Adultos | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
Concerto EJA