Concerto de violino e exposição de fotos no hall foi a novidade para celebrar a participação das Famílias no CMEI

    Publicado por:  Marcia Rodrigues Fernandes

Concerto de violino, para crianças, famílias e professores e exposição de fotos no hall, foi a novidade para celebrar a participação das Famílias no CMEI.

As famílias e crianças, juntas, tiveram a oportunidade de apreciar um espetáculo musical. Após o espetáculo, as famílias se encantaram com a exposição de fotos das crianças, em diferentes momentos da rotina no CMEI, e puderam levar as fotos como lembrança destes momentos.

 

Dia da Família?

As instituições de Educação Infantil precisam envolver os familiares nas práticas de educação e cuidado das crianças, pois só é possível acolher a criança pequena, se considerarmos sua família. Nesse sentido, convidamos a todos e todas para uma breve reflexão:

Constate-se que as famílias independentes da classe social a qual pertencem se organizam das mais diversas maneiras. Além da família nuclear que é constituída pelo pai, mãe e filhos, proliferam hoje as famílias mono parentais, nas quais apenas a mãe ou o pai está presente. Existem, ainda, as famílias que se reconstituíram por meio de novos casamentos e possuem filhos advindos dessas relações. Há, também, as famílias extensas, comuns na história brasileira, nas quais convivem na mesma casa várias gerações e/ou pessoas ligadas por parentescos diversos. É possível ainda encontrar várias famílias coabitando em uma mesma casa. Enfim, parece não haver limites para os arranjos familiares na atualidade. As crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. O Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Cabe, portanto, às instituições estabelecerem um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras e interlocutoras no processo educativo infantil. (BRASIL, 1998, p. 76) Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

O documento destaca a necessidade do respeito aos vários tipos de estruturas familiares presentes, hoje, na sociedade. Dessa forma, é fundamental considerar as diversidades familiares e criar estratégias, para que o Dia da Família no CMEI, seja significativo para crianças, professores e famílias. 

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Márcia Fernandes
00136080.jpg
Família
1/10