Comunidade Escola volta neste sábado com lazer e serviços

    Publicado por:  Maria Duarte

Neste sábado (29/7), 31 escolas municipais (lista abaixo) retomam as atividades do programa Comunidade Escola, que mantém as unidades de ensino abertas aos sábados, com atividades gratuitas de educação, cidadania, esporte, recreação, empreendedorismo e geração de renda.

As atividades serão realizadas simultaneamente, das 13h às 17h, com oficinas de artesanato, piscina de bolinhas, cama elástica, prestação de serviços, entre outras opções.

As ações são planejadas pela Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal da Educação e executadas pelas equipes escolares, voluntários e parceiros.

Para este ano, as unidades envolvidas receberam materiais esportivos, de artesanato, papelaria, jogos e brinquedos, com investimento de R$ 1,5 milhão por parte da Prefeitura de Curitiba.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que o programa se consolidou como importante política de desenvolvimento social do município, pois oferece acesso gratuito a atividades socioeducativas promovidas por equipes da Prefeitura, instituições da sociedade civil e voluntários.

“Este programa também evidencia o conceito de Curitiba como Cidade Educadora. As ações alinham as necessidades da comunidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fortalecem o exercício da cidadania com seus direitos e deveres”, comenta Maria Sílvia.

Depois da pandemia da Covid-19, o programa, criado em 2005, voltou com novidades. Agora, as famílias também têm acesso a microchipagem de animais (em datas específicas), pintura facial para crianças, massagem relaxante, assessoramento previdenciário, oficinas de origamis e de geleias e Espaço FAS (carteira de trabalho, vagas de emprego e oferta de cursos).

Unidades com Comunidade Escola:

Bairro Novo
Prof. Cecília Maria Westphalen
Heráclito Fontoura Sobral Pinto
Prof. Miracy Rodrigues de Araújo
CEI Carlos Drummond de Andrade
Dona Lulu

Boa Vista
Pilarzinho
CEI Romário Martins
CEI Augusto César Sandino
Anísio Teixeira

Boqueirão
CEI David Carneiro
CEI Maestro Bento Mossurunga
Professor Germano Paciornik

Cajuru
Ayrton Senna da silva
Omar Sabbag
Irati
Maria Marli Piovezam

CIC
Albert Schweitzer
Prof. Dario Persiano de Castro Vellozo
Vila São José
Prof. América da Costa Sabóia
Poeta João Cabral de Melo Neto

Portão
Jardim Santos Andrade
Padre José de Anchieta
Professora Nansyr Cecato Cavichiolo

Pinheirinho
CEI Francisco Frishmann
CEI do Expedicionário

Tatuquara
CEI Professor Antônio Pietruza
Erica Plewka Mlynarczyk
Prof. Joana Raksa
Leonel de Moura Brizola
Margarida Orso Dallagassa

Autor: SME | Fonte: SME
00426543.jpg
Neste sábado, Comunidade Escola leva serviços, oficinas de artesanato e música aos moradores da região sul. Foto: Hully Paiva/SMCS
1/1