Comunidade do Orleans festeja inauguração da Horta Dallabona

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Nesta terça-feira (26/9), a Escola Municipal CEI Pedro Dallabona, no Orleans, parou para inaugurar o mais novo espaço de formação dos 378 estudantes da unidade: a Mega Horta Dallabona. Alunos, familiares e professores lotaram a escola para celebrar o local onde as crianças vão aprender, na prática, os recursos da sustentabilidade para uma vida mais saudável.

A expectativa é que a Mega Horta Dallabona ajude a mudar hábitos alimentares e a despertar o interesse dos alunos pela conservação do meio ambiente. A horta já produz coentro, cebolinha, beterraba, alface e rúcula.

As crianças também têm a oportunidade de colocar a mão na terra. As atividades desenvolvidas vão desde o preparo do solo, o semeio, até a manutenção e o combate às pragas sem o uso de agrotóxicos. “É um trabalho muito importante conhecer as sementes, cuidar das plantas e poder colher, sabendo que é um alimento que podemos ter em nossa casa”, explica a pequena Ana Ashlley Fidelis, de 6 anos, que tem se divertido com a novidade.

Os pais já percebem o resultado. “A Emanuelly não tinha nenhum contato com frutos da natureza, só conhecia coisas do mercado. Agora, chega toda feliz explicando cada passo do desenvolvimento de uma semente, ela ama tudo isso”, explica o marceneiro Rubens Teixeira.

A inauguração teve também uma apresentação teatral preparada pelas professoras de Teatro e Música. “Antes mesmo de terem contato com o novo espaço, explicamos a transformação da semente, o cultivo, e a colheita, tudo utilizando a música e expressão dramática para trabalhar conceitos sobre preservação. Agora estão apaixonados”, diz a professora Fernanda Lopes.

A horta da Escola Dallabona tem ainda uma composteira e ferramentas para o cultivo das plantas. As crianças começaram o projeto com canteiros de verduras, hortaliças e ervas medicinais que recebem os cuidados das crianças e da equipe da unidade. Enquanto cuidam, os estudantes aprendem mais sobre respeito, cooperação e autonomia.  

Alimentação saudável

O projeto também aborda a importância da alimentação saudável, estimulando nas crianças a aceitação das verduras no prato. “A aproximação com os alimentos da horta também ajuda na formação da consciência crítica em relação à alimentação, já que os pequenos são os protagonistas no cultivo desse alimento”, destaca a professora Kátia Garcia.

Encantada com o trabalho da unidade, Elci Fátima Vieira, mãe de Adrieli Lopes, de 8 anos, destaca que o projeto está além do contato com a terra. “Vejo aqui um trabalho colaborativo de pessoas que se preocupam com a formação das crianças, além dos muros da escola. Eles ensinam para nossos filhos e também para nós a importância do nosso lugar na natureza. O sentido da educação está aqui: pessoas que plantam sementes, adubam e colhem bons frutos”, explica Elci.

Autor: Secretaria Municipal da Educação | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
00153216.jpg
Horta - EM Pedro Dallabona
1/12